Na noite de 28 de agosto, tendo como cenário e som, a Fauna e Flora dos Moinhos de Jancido, Paulo Ferreira, realizador e fotógrafo gondomarense, apresentou o seu recente trabalho intitulado “No Silêncio dos Moinhos”. Uma obra que pretende retratar e enaltecer a Fauna e Flora local. O intuito é chamar a atenção para o que mais de valioso temos: a Natureza.

Foram necessários dois anos para que, Paulo Ferreira visse um dos seus trabalhos mais especiais a ficar concluído. Um trabalho árduo, de longas horas, que colmatou num documentário de aproximadamente 40 minutos.

A narração ficou à responsabilidade de Eduardo Rêgo. Quanto à banda sonora do documentário a autoria é de Miguel Berkemeier, e no que concerne aos matérias de divulgação do documentário a responsabilidade das obras é de Marisa Silva. Miguel e Marisa marcaram presença na noite, sendo que para além do som da natureza, Miguel contemplou os presentes com um momento musical ao som do seu violino. 

Como anfitriões do evento tivemos o grupo dos Rapazes de Jancido, que representados por António Gonçalves, aproveitaram o momento para enaltecer o trabalho realizado por Paulo Ferreira, durante estes dois anos: “O facto é que ele conseguiu ver o que nós, que andamos cá há tantos anos, nunca conseguimos ver. De facto, ele consegue ver além do que nós vemos. Ele ajudou-nos a ver coisas que antes, não víamos, ele chegou aqui e venceu. Venceu porque ele conseguiu mudar alguns estigmas que nós tínhamos relativamente à preservação deste espaço”.

O Presidente da Autarquia, Marco Martins, foi um dos convidados da noite e, no seu discurso, fez questão de enaltecer o trabalho realizado pelos Rapazes de Jancido e por Paulo Ferreira, na questão da preservação e valorização do território dos Moinhos: “A minha palavra é apenas e só de felicitar pela obra que fazem aqui. Há pouco já tive a oportunidade de referir e enaltecer, todo o trabalho que têm feito e que ajudou a colocar Foz do Sousa e Gondomar no mapa”.

No seu discurso, Marco Martins, referiu o seguinte: “Uma palavra para Paulo Ferreira, porque já tive a oportunidade de ver um excerto do documentário e, apenas refiro que a única forma de descrever este trabalho é referindo que, isto está melhor do que o National Geogaphic, por isso, Paulo, Parabéns!’’. 

Sobre o documentário, o edil acrescentou ainda o seguinte: “A Câmara Municipal irá associar-se e vai apoiar este documentário para que mais uma vez levemos o que Gondomar e Foz do Sousa tem de melhor e de facto, aqui, os Moinhos são uma grande referência”. 

Paulo Ferreira adiantou ainda na apresentação que é possível, que no futuro, o documentário passe na televisão e que provavelmente, irá candidatar-se a mais concursos internacionais, sempre com o objetivo de demonstrar o que a natureza tem de melhor e passar a mensagem de que devemos preservá-la e respeitá-la. 

O realizador aproveitou ainda o momento para presentear as mulheres dos Rapazes de Jancido que estavam presentes na cerimónia, com uma peça de ourivesaria. 

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025