
A Câmara Municipal de Gondomar realizou a tradicional sessão solene comemorativa do 25 de Abril de 1974. A cerimónia decorreu no exterior dos Paços do Concelho.
Na manhã de 25 de abril, o Município de Gondomar promoveu a sessão solene da comemoração do 43.º aniversário da Revolução dos Cravos. O evento foi inaugurado por uma marcha da Banda Musical de Gondomar, que antecedeu o período de intervenções políticas das forças partidárias representadas na Assembleia Municipal.
Em discurso, Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, aludiu à “necessidade de comemorar Abril”. “Valeu a pena vir para a rua, convocar as pessoas e promover tantas iniciativas e debates”, afirmou o edil gondomarense.
A sessão solene ficou ainda marcada pela entrega de medalhas de mérito aos gondomarenses António Gandra, empresário, José Carlos Loureiro, arquiteto e Zulmiro de Carvalho, escultor, bem como as homenagens prestadas a vários jovens da Banda Musical de Gondomar.
A cerimónia encerrou com o discurso de Aníbal Lira, presidente da Assembleia Municipal de Gondomar, a recordar, 43 anos depois, “a persistência e a necessidade da democracia e liberdade na sociedade portuguesa”.
Deputados municipais recordaram Abril de 1974 Em discurso, Rui Nóvoa (BE), Pedro Oliveira (CDS-PP), Ivo Campos (CDU), Idalina Pereira (PSD) e Ana Trigo (PS) recordaram as principais conquistas da revolução de 25 de Abril de 1974.
Os deputados municipais foram unânimes na salvaguarda da democracia e liberdade, quer a nível local quer a nível nacional.