O Município de Gondomar tem vindo a dinamizar programas de ocupação de tempos livres, no sentido de dar resposta às necessidades das crianças, dos jovens e dos encarregados de educação, durante o período de interrupções letivas.
Nesta interrupção letiva que se avizinha, o Município de Gondomar pretende promover o Programa de Ocupação de Tempos Livres para a Interrupção Letiva de Verão 2022, no período compreendido entre os dias 1 e 29 de julho de 2022, dinamizado na Biblioteca de Gondomar, Casas da Juventude, Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal, e nos estabelecimentos de ensino básico público, em parceria com os Agrupamentos de Escolas.
Segundo Luís Filipe Araújo, vereador da Educação, os constrangimentos e desafios decorrentes da pandemia COVID-19 tiveram um impacto muito significativo, não apenas na sociedade em geral, mas particularmente negativo no contexto educativo, dado que as crianças, por força do isolamento, distanciamento social e escola à distância, se viram privadas de interação social, fundamental para o seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional.
Assim sendo, e “consciente da importância do brincar, enquanto motor do desenvolvimento infantil”, Luís Filipe explica que a autarquia irá retomar esta iniciativa, através da disponibilização de um programa ainda mais integrado, com uma forte aposta este ano, em atividades que permitem criar oportunidades de interação e de exploração do espaço exterior e do mundo que as rodeia. Para mais informações, pode consultar o site da autarquia. ■