A Meia Maratona Douro Run decorreu, no dia 8 de Junho, na marginal do Rio Douro em Gondomar. Uma prova com alguns declives já característicos do concelho, mas com uma paisagem que iluminava os olhos dos atletas. O vencedor da meia-maratona dos 21km da prova foi, o gondomarense, Fábio Oliveira.
“Batemos o recorde de participantes com 2400 participantes e, ultrapassamos, também, os recordes da própria prova. Não é uma prova fácil e foi superada nos 10km e nos 21km com uma ótima prestação, o que é memorável”, afirma Carlos Ferreira, da organização da prova.
Para o vereador do Desporto, José Fernando Moreira, que também fez parte da prova, na caminhada dos 5km, “esta corrida é uma marca para Gondomar. Mas mais do que isso são as pessoas, a saúde física e a saúde mental, e o facto de conseguimos aliar a competitividade aquilo que é a partilha, o convívio e a felicidade. Isto é uma prova do Grande Porto, não só de Gondomar, e estou muito feliz com os resultados alcançados, por termos superado o número de participantes e, sobretudo, por ver o público e os atletas felizes”.
A dificuldade da prova foi algo apontado pelos atletas com os diversos declives e também devido ao calor que se fazia sentir. “Gostamos de fazer provas para atletas, a prova tem algum desnível, o próprio microclima do Douro tem algum desafio, ainda por cima num dia com calor. Para colmatar as condições meteorológicas colocamos água de 2,5km em 2,5m para os atletas se manterem hidratados para que conseguissem atingir todos os objetivos e continuarem a superarem-se. Esta é a nossa função criar condições favoráveis para que a prova dentro do difícil se torne mais fácil”, refere Carlos Ferreira.
O vencedor da meia-maratona dos 21km foi Fábio Oliveira, natural de Gondomar, a representar o Clube de Macedo, que se mostrou satisfeito por ter ganho em casa: “Já andava há alguns anos para fazer esta prova, não costumo correr em casa, o ano passado já queria ter vindo, mas não deu porque já estava em baixo de forma, mas este ano vim testar o meu corpo e tentar ganhar em casa e fiquei admirado com o resultado que consegui. É uma sensação muito boa, nunca tinha tido oportunidade de correr na minha terra e fiquei muito feliz”.
A atleta feminina vencedora, Mónica Silva, reside no concelho de Gondomar, e mostra-se feliz com o resultado da prova: “estou muito feliz, sinto-me completamente em casa. Já tinha vencido duas vezes esta prova e quis vir outra vez, porque sou muito bem recebida, é uma manhã de alegria. Após uma paragem de duas semanas, vim tentar vencer novamente, esta meia-maratona, e consegui. Para o ano quem sabe quero tentar vencer novamente (risos)”.
Os vencedores da prova de 10km foram Rafaela Fonseca, na vertente feminina, e Ricardo Pereira. Para Rafaela Fonseca “Este foi um desafio de superação, porque bateu o seu próprio recorde do ano passado”. Ricardo Pereira já tinha vencido duas vezes esta prova,“é a terceira vez que venço com o objetivo de me preparar para as provas que se seguem”.
“Gondomar tem grandes atletas, estamos em falha com as pessoas que gostam de atletismo, mas prometo, pela primeira vez, que vamos ter uma pista de tartan para dar oportunidade a todos os que queiram fazer disto uma modalidade profissional, vamos ter condições para treinarem ainda melhor”, conta, em primeira mão ao VivaCidade, José Fernando Moreira.
A organização faz um balanço muito positivo da prova, batendo recorde no número de atletas e de tempos de chegada, tanto nos 10km como nos 21km.