A 21 de fevereiro de 2020, era assinado com pompa e circunstância, em Gondomar, o protocolo para a consolidação da expansão da rede de metro e metrobus na Área Metropolitana do Porto (AMP).
O projecto já tinha sido apresentado e aprovado pela Câmara Municipal de Gondomar em 2017.
Em fevereiro, O presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, disse ter a expectativa que os concursos das linhas de metro de Gondomar e Trofa avancem até ao verão
Ora bem, estamos em maio, e a verdade é que promessas são muitas, projetos são muitos, mas o metro no centro de Gondomar, só é realidade no papel.
O nosso Concelho não pode de maneira nenhuma ser o parente pobre da Área Metropolitana do Porto.
Numa altura que a rede de transportes em Gondomar vem a definhar gradualmente, é necessário deixar para trás, falsas propagandas e começar a tratar o problema da mobilidade com a importância e a urgência que ele merece.
A juntar a estes problemas ainda temos a situação da principal artéria de Valbom, a rua Dr. Joaquim Manuel da Costa, que com as opções tomadas, com o tempo de obras, e agora as reabilitações, faz com que os munícipes sofram e muito para apanhar um simples autocarro, ou tenham de dar voltas e mais voltas para chegar ao Porto.
Sabemos que recentemente Gondomar foi palco e cenário de uma importante novela de ficção nacional, mas se há coisa que os Gondomarenses não querem, é que a novela do Metro se arraste.
Que rapidamente torne uma realidade e deixe de ser ficção.
A certeza é uma, quando chegar ao centro de Gondomar, e todos queremos que chegue, já vem muito, mas muito atrasado.
A verdade é que já era para ontem.