As Festas em Honra de São Pedro e São Paulo regressam este ano, a 29 de Junho, e este ano as marchas também estão de volta, após três anos de interregno devido à pandemia e à incerteza por esta provocada.
O presidente da Comissão de Festas de São Pedro e São Paulo, Carlos Moura, espera que as marchas sejam o ponto alto destas comemorações. “Contaremos com a presença de sete marchas, a Associação Silveirinhos, Grupo Etnográfico de São Pedro da Cova, Orfeão de São Pedro da Cova, Rancho Folclórico do Passal, Grupo Zés Pereiras do Passal, Leões de Tardariz e Associação Vila verde”.
A primeira reunião para que fosse possível a realização destas ilustres marchas foi em Janeiro. “Precisávamos de gente. As marchas dão muito trabalho, são os figurinos, a música, e termos de fazer a gestão do espaço e como é que tudo vai acontecer tem de ser pensado ao pormenor”, explica Carlos Moura.
O programa de festas começa na quinta-feira com um concerto na igreja matriz, pelas 21h30, com o coro Mosteiro de Grijó, o momento mais intimista que é antecedido por uma missa aos padroeiros. Na sexta-feira irão ter uma sardinhada a partir das 20h00, seguida da entrega dos prémios das quadras populares, pelas 20h30. “No palco de festas, que é uma novidade este ano, antigamente era ao sábado a tarde e decidimos mudar, para dar mais visibilidade. Haverá, pelas 21h30, um encontro de folclore com grupos da União de Freguesias de Fânzeres e Pedro da Cova. Às 23h30 teremos mais uma novidade que são os Djs, com intuito de atrair as camadas mais jovens e animar os finais de noites. Na sexta-feira terá lugar a atuação o Dj Lascasas.”, conta o presidente.
No sábado, logo pela manhã, as ruas enchem-se de música com o Grupo Zés Pereiras do Passal. As marchas vão alegrar a noite, pelas 21h00 e termina, mais um dia, com a atuação do Dj Gato X, pelas 00h00. No domingo, a Banda Musical de S. Pedro da Cova irão animar a manhã antes da missa solene que terá lugar pelas 11h00. Às 18h00 terão lugar as Vésperas Solenes (liturgia católica de adoração ao Santo). A procissão solene, pelas 18h30, será acompanhada pela fanfarra de Gondomar e pela Banda Musical de São Pedro da Cova.Às 21h30 terá lugar a atuação da banda Myllenium “que promete muita música para todos”. As festas encerram com o Fogo de Artificio, pelas 23h50, “que promete também ser um dos momentos altos da festa”.
As expectativas estão altas e estão a contar com milhares de pessoas durante estes quatro dias. “Iremos ter o nosso bar a funcionar nestes dias, sempre com petiscos e bebidas. Vai haver barracas de comerciantes como nos outros anos com venda de bolos, farturas, brinquedos e carrocéis”, reforça o presidente da Comissão de Festas e refere que “apesar da mudança de padre a relação continua a ser muito boa”.
A comissão de Festas, que é composta por Carlos Moura, Filipe Santos, Liliana Moreira, Lurdes Oliveira, Ivone Sousa, Octávio Azevedo, Eunice Alves, Sofia Vieira, Vítor Sousa, Eduardo Cardoso, Nuno Santos, Jorge Miranda, Celeste Sousa. Bruno Ribeiro, Catarina Azevedo, Jorge Castro, Debora Martins, Fernando Gandra, Anselmo Moura agradece em especial aos patrocinadores do comercio e indústria, às senhoras que fazem o peditório pelas ruas e o apoio crucial da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e da Câmara Municipal de Gondomar.
