Concelho de Gondomar Cultura Fânzeres e S. Pedro da Cova Informação

Joaquim Serra vencedor do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres

[caption id="attachment_2631" align="alignleft" width="300"]Joaquim Serra foi distinguido pela terceira vez / Foto: Pedro Santos Ferreira Joaquim Serra foi distinguido pela terceira vez / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

Joaquim Manuel Pinto Serra venceu pela terceira vez o Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres. No dia 29 de novembro, o escritor aproveitou a cerimónia de entrega de prémios para lançar o livro “rosas amarelas para a nossa ausência”, na Casa de Montezelo.

Joaquim Serra, algarvio, médico psiquiatra de profissão e escritor de poesia nos tempos livres foi o vencedor da 23ª edição do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres, que contou com 24 obras a concurso. A atribuição de prémios e menções honrosas realizou-se na Casa de Montezelo, em Fânzeres, num ambiente eclético pautado pela música do Quarteto Vintage e declamações de Cidália Santos.

Em discurso, o vencedor considerou a iniciativa da União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova “um oásis no enorme deserto de apoio à cultura em Portugal”, numa cerimónia em que lançou a sua mais recente publicação: “rosas amarelas para a nossa ausência”. O livro publicado pela editora 'Lugar da Palavra' reúne poemas do escritor e conta com um prefácio da autoria de Daniel Vieira, presidente da UF de Fânzeres e São Pedro da Cova.

Joaquim Serra já tinha sido galardoado em duas edições anteriores com as obras “As mãos e o silêncio” (1998) e “Viagem através do nosso distanciamento” (2012).

[caption id="attachment_2633" align="alignleft" width="300"]A entrega de prémios realizou-se na Casa de Montezelo, Fânzeres / Foto: Pedro Santos Ferreira A entrega de prémios realizou-se na Casa de Montezelo, Fânzeres / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

“A poesia retrata tudo o que é humano”

“Não existe quase nenhum grande acontecimento que não tenha associado a si um grande poema. A poesia retrata tudo o que é humano e o Prémio Nacional de Poesia de Fânzeres procura dar um contributo para a afirmação desse género literário”, disse Daniel Vieira durante a cerimónia.

Carlos Brás, vereador da Câmara de Gondomar, e Aurélio Mesquita, representante da editora 'Lugar da Palavra', também marcaram presença na entrega de prémios, juntamente com dezenas de pessoas que assistiram ao evento.

Últimas Notícias

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: PAULO DINIS

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: LEONARDO SOARES

16/09/2025