Baguim do Monte Concelho de Gondomar Informação Sociedade

Instalações da Lipor vão ter parque fotovoltaico

[caption id="attachment_17295" align="alignleft" width="300"]Lipor - junho 2019 O compromisso foi assumido nas instalações da Lipor, em Baguim do Monte / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

No dia 31 de maio, a Endesa, Hidurbe e a Lipor uniram esforços em torno de um compromisso: a construção de um novo parque fotovoltaico nas instalações da Lipor. 

As instalações da Lipor, em Baguim do Monte, acolheram, no final do mês passado, a assinatura do contrato para a construção e operação de um parque fotovoltaico nas instalações da Lipor com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e do secretário de Estado da Energia, João Galamba.

Trata-se de um projeto “chave-na-mão” concebido pela Endesa, com um investimento por parte dos promotores privados de cerca de 1,5 milhões de euros que irá permitir, ao fim de 25 anos de exploração, uma poupança superior a três milhões de euros.

O projeto de construção e operação do novo parque fotovoltaico nas instalações da Lipor vai contar com a instalação de 2200 módulos fotovoltaicos de elevada performance, ocupando uma área total de 4256 metros quadrados, divididos em 3308 metros quadrados na cobertura da unidade fabril e 948 metros quadrados no espelho de água (túnel de compostagem), para uma potência instalada de 748 kWp (kiloWattpico).

O projeto insere-se em regime de autoconsumo (UPAC) e executar-se-á num período de nove meses, desde a fase de licenciamento até à fase de operação.

Com uma produção anual estimada de eletricidade de cerca de 1,1 GWh (um milhão e cem mil kiloWatthora), destinada, maioritariamente, ao autoconsumo da central de valorização orgânica da Lipor, explorada pela Hidurbe Serviços, este parque permite ainda um excedente de cerca de 40 MWh (quarenta mil kiloWatthora), que serão injetados na rede como energia limpa e renovável. A produção estimada representará uma poupança anual de 25%.

A produção de eletricidade no novo parque fotovoltaico nas instalações da Central de Valorização Orgânica da LIPOR, corresponde ao consumo anual de cerca de 275 famílias, estimando-se que sejam evitadas cerca de 518 toneladas de CO2 equivalente por ano.

Desta forma, com a criação desta Unidade, a Endesa, a Hidurbe e a Lipor realçam a necessidade de unir esforços em prol de um futuro comum, onde a energia é mais limpa, mais eficiente e mais sustentável.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025