Numa altura em que o vento está mais calmo no concelho de Gondomar, o incêndio que decorre no Alto do Concelho continua a preocupar.
“Nas Freguesias de Melres, Foz de Sousa e Covelo, no chamado Alto Concelho, estamos a evacuar pessoas de casas. A situação está complicada. O vento acalmou, vamos ter esta janela de oportunidade até cerca da 00h00. A partir deste horário prevê-se uma noite igual ou pior que a noite passada. O problema é que os bombeiros estão exaustos. Não há meios de substituição, os meios aéreos não podem atuar, os bombeiros não conseguem fazer mais. A população está a ser incansável e a tentar salvar as suas casas e as dos vizinhos”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins.
“Os grupos de reforço que vieram do sul do país não passaram de Coimbra para cima. Ou seja, em Aveiro e no Porto contamos apenas connosco. O reforço não é impossível, mas quem está a alocar os meios devia alocá-los mais a norte do país. Nós temos incêndios na Área Metropolitana do Porto, Marco de Canaveses, Amarante e em Baião, a arder livremente há várias horas porque não há meios terrestres e os aviões não conseguem atuar por causa do fumo”, justifica o presidente.
As pessoas retiradas estão a ser levadas para pavilhões locais, caso os locais não sejam suficientes vão ser transportadas para o Pavilhão Multiusos de Gondomar. “Com o vento a reduzir cremos que possam ainda hoje voltar às suas casas, ainda, ontem, as pessoas que foram evacuadas regressaram às suas casas pela hora do jantar”, menciona o presidente.
A nível feridos, mantém-se os sete, e um em estado grave. Não há nenhum civil com ferimentos.
Neste momento, a nível rodoviário, a A43 vai ser aberta até à Estrada Dom Miguel. A Estrada Dom Miguel também vai ser aberta. Vai-se manter cortada ao trânsito após a Dom Miguel até à A41 e até à CREP.
“Não é possível dizer que o incêndio fique controlado nas próximas horas”, remata o autarca.
Notícia em atualização.