O Norte do país está coberto de fumo pelos vários incêndios que estão a deflagrar desde ontem. Em Gondomar o pior cenário começou pelas 12h30, de ontem, em Ferreirinha, com um incêndio de grandes dimensões que subiu para Jovim, passando pela A43 até à Estrada Dom Miguel.
“Ontem evacuamos um lar, um centro de dia e duas escolas. O incêndio foi evoluindo, durante a noite pareceu estar controlado, mas começou a haver várias projeções em diversos locais. Ao início da manhã de hoje, além dos reacendimentos, devido ao vento, houve um incêndio muito grave em Aguiar do Sousa, Paredes, que entrou em Melres, em Covelo e vai até Gens, que preocupa muito”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins.
Neste momento não há registo de nenhuma casa de habitação ardida. “Neste momento as frentes que preocupam são em Gens, Covelo, e em Melres. Temos cerca de 1000 hectares de área ardida. Os bombeiros estão exaustos, não há reforços, nem plano de substituição. Há 7 bombeiros feridos um deles em estado grave”, menciona.
Não foi possível a atuação dos “alfas” devido ao fumo, pois não tinham teto de atuação. A esperança é que o vento abrande de modo que consigam utilizar todos os meios necessários, para haver um combate mais rigoroso.
Estão encerradas as escolas do Alto Concelho, de Jovim para cima, a da Ramalde e a de S.Cosme. O motivo do encerramento era o fumo denso que se fazia sentir, em S.Cosme. No alto Concelho, além do fumo, não era possível lá chegar.
Notícia em atualização.