Concelho de Gondomar Cultura

Hugo Madeira a fazer rir todos os meses no Chefe Barbosa

Hugo Madeira, tem 39 anos, e é de Rio Tinto. Além de trabalhar com a terapia da fala é cada vez mais conhecido pelo Stand Up Comedy. Fique a conhecê-lo.

Como é que começou esta paixão pelo Stand Up Comedy?

Desde infância, vem do meu avô, que sempre teve um humor à refeição com trocadilhos inigualável e sempre nos fez rir muito. Tinha muita capacidade de analisar, de perceber, de apanhar os sotaques e as pessoas achavam piada a isso. Comecei-me a interessar mais pelo Stand Up Comedy, porque dava formações, falava muito em público, e percebia que os melhores oradores e os que me cativavam eram os que tinham alguma piada. Devido a isso decidi investir e fazer um curso de Stand Up Comedy e escrita humorística, era uma coisa que eu sempre gostei de ver e de seguir. As pessoas começaram a ver, a interessar-se, e, assim, comecei a crescer neste mundo.

Apenas faz Stand Up ou tem algum trabalho em simultâneo?

Conjugo o Stand Up com a minha vida profissional, sou terapeuta da fala. Pude usar a comédia como meio solidário, trabalhei com crianças com deficiência e agora trabalho com crianças com autismo. O meu grande propósito é crescer na comédia e fazer o que o Fernando Rocha fez por nós ir para Baião, ganhar zero euros, a chover, só para poder contribuir para aquelas pessoas. 

Acha que o humor tem limites?

Acho que sim. É uma questão de liberdade. Eu faço humor negro, brinco com os meus alunos, com paralisia cerebral, com autismo, mas em espetáculos de humor negro. As pessoas que vêm ao espetáculo já sabem ao que vão e temos de ter capacidade de analisar o público que temos e perceber o que eles estão à espera. O limite é a salvaguarda, sabe que se põe uma piada no instagram e vai ser cancelado esse é o seu limite. O humor pode não ter limites, mas tem consequências que por uma questão de salvaguarda tem limites. 

Qual é o seu maior objetivo?

Ir ao levanta-te e ri, caso volte a ter o mesmo conceito periódico que tinha. É precisamente chegar a um ponto onde eu posso contribuir realmente e decisivamente para causas. Estar num patamar onde posso escolher um local onde posso não ganhar dinheiro e realizar-me de forma interior. 

Considera que a região norte é onde tem a maior predominância de humoristas?

Sem dúvida. Os melhores humoristas são da região norte, não quer dizer que não haja bons humoristas a sul. 

Quais são os projetos futuros?

Para já vou atuar ao Guimarães Comedy Fest, com mais de 7000 pessoas no Multiusos de Guimarães. Pretendo atuar nas maiores salas do país, com os maiores do país e aprender com eles. Crescer no meio e poder contribuir para estar presente em eventos de cariz solidário. 

Normalmente, se as pessoas o quiserem ver como podem fazê-lo? 

Tenho eventos no Chefe Barbosa, em Gondomar, onde sou o host, no Salty Secret Shisha Bar nas primeiras segundas do mês, no Muxima Bar, em Gaia, no Francesinhas com Humor, no Bota Que Tem, em Águas Santas. Através do Instagram também Hugomadeirahumor. 

O que as pessoas têm dito das atuações no Chefe Barbosa?

Têm dito muito bem, recebemos muito bons feedbacks, as pessoas vêm para se divertir e para aproveitar. 

Últimas Notícias

Município de Gondomar presente na Feira Internacional de Turismo de Madrid

21/01/2025

Antigo edificio da junta de Jovim convertido em Centro de Convívio Sénior

17/01/2025

Fundação Júlio Resende inaugura exposição no sábado

16/01/2025

Prémios de Excelência Municipal serão entregues no sábado

15/01/2025

Gondomar ativa plano de contingência para os sem-abrigo devido ao frio

15/01/2025

Novo equipamento em Rio Tinto virá reforçar os serviços de saúde em Gondomar

14/01/2025

Pavilhão Desportivo de Medas está a ser requalificado

13/01/2025

Marco Martins suspende mandato na Câmara Municipal de Gondomar

11/01/2025