Concelho de Gondomar Fânzeres e S. Pedro da Cova Informação Política

Governo garante verba de 12 milhões de euros para remover resíduos de São Pedro da Cova

[caption id="attachment_9965" align="alignleft" width="300"]Resíduos Perigosos - junho 2017 O Governo promete levar a operação até ao fim, num período de dois anos de execução / Foto: Arquivo Vivacidade[/caption]

O Governo aprovou o financiamento e prazo para a retirada de 125 mil toneladas de resíduos perigosos depositados em São Pedro da Cova. A operação vai custar 12 milhões de euros, anunciou o ministro do Ambiente.

No dia 8 de junho, João Matos Fernandes, ministro do Ambiente, anunciou a intenção de financiar a operação de retirada das 125 mil toneladas de resíduos perigosos que permanecem depositadas em São Pedro da Cova.

“Sabemos que lá foram colocados de forma que parece ilegal, existe um processo a decorrer nos tribunais, mas isso não diminui a responsabilidade que o Ministério do Ambiente tem, sabendo que existe ali cerca de 125 mil toneladas de resíduos perigosos que têm de ser retirados”, disse o governante.

A par destas declarações, João Matos Fernandes apontou ainda que o concurso será lançado em julho e a remoção irá decorrer nos próximos dois anos. “Foram aprovados os 12 milhões de euros necessários, a serem pagos durante 2018 e 2019 para a remoção dos resíduos”, clarificou o ministro do Ambiente.

João Matos Fernandes anunciou também que o Ministério do Ambiente será assistente do processo-crime em curso e, “caso os tribunais condenem alguém por este crime ambiental, quererá ser ressarcido do seu investimento, ou pelo menos da parte possível”, explicou.

De acordo com Daniel Vieira, presidente da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, o anúncio do Governo “é muito positivo”. O autarca espera agora que se avance com o concurso público, “o mais rapidamente possível”. “Ao contrário de outros, nós não consideramos que este seja o fim deste processo. Falta concluir a remoção, apostar na requalificação daquela área e apurar as responsabilidades judiciais e políticas”, refere o autarca.

Recorde-se que, entre outubro de 2014 e maio de 2015, foram retiradas 105.600 toneladas, mas entretanto foi revelado que no local existem mais resíduos, tendo sido anunciado em São Pedro da Cova, a 24 de março, que o concurso público com vista à remoção total das 125 mil toneladas que restam será lançado em julho e a empreitada levada a cabo em 2018.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025