Concelho de Gondomar Sociedade

GondoMOB: rede de transportes de passageiros flexível

O Município de Gondomar implementou um serviço gratuito de transporte de passageiros flexível, destinado à população em situação de vulnerabilidade socioeconómica e com mobilidade reduzida das freguesias de Foz do Sousa e Covelo, Lomba, e Melres e Medas.

Este serviço é designado de GondoMOB. Trata-se de um serviço público complementar à rede regular de transporte rodoviário, que permitirá assegurar a mobilidade gratuita da população destas freguesias até à sede do concelho, centros de saúde, serviços públicos e paragens de autocarro para interligação.

“Já tínhamos uma ideia, há muito tempo, de fazer transportes porta-a-porta, não obstante que com a rede de transportes UNIR, que tem sido muito melhorada, por exemplo há oito ligações a Gondomar quando antigamente havia apenas uma de manhã e outra à tarde. O alto concelho está muito mais coberto com os transportes do que o que estava, contudo faltava aquele transporte que ia até à terra mais isolada. Portanto aproveitamos uma candidatura do projeto das comunidades desfavorecidas ao PRR compramos três carrinhas 100% elétricas, com capacidade para nove pessoas mais duas de cadeira de rodas, com dificuldade de locomoção”, menciona o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins.

O serviço ficou disponível logo após a entrega dos veículos, que são de zero emissões, promovendo uma solução ecológica e sustentável, funcionando, mediante reserva, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Para usufruírem do GondoMOB os utilizadores terão de efetuar previamente o seu registo na sede da respetiva junta de freguesia.

“Foi realizado um protocolo com as Juntas de Freguesia, sem qualquer custo para as entidades locais. O Posto de carregamento foi instalado bem como o motorista, durante três anos, 100% financiado. O propósito é que sejam realizadas 5000 viagens com este tipo de serviço. É uma forma de ajudar aqueles que não tinham um único apoio”, refere.

“O investimento é de 450 mil euros no total, entre carregadores, carrinhas, etc. A percentagem que cabe ao Município são 10% O processo atrasou muito porque as carrinhas estiveram oito meses no IMT para homologar, mal foi possível entregamos Juntas, é um serviço porta-a-porta e gratuito”, remata.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025