
O Município de Gondomar viu aprovada a sua candidatura ao Fundo Ambiental 2018 - Educação Ambiental + Sustentável. A premissa assenta na promoção do uso eficiente da água e tem como lema "Torneira fechada, água poupada".
A Câmara de Gondomar viu o projeto Educação Ambiental + Sustentável: Promover o Uso Eficiente da Água ser aprovado e comparticipado em 70% pelo Fundo Ambiental 2018.
O objetivo deste programa passa por consciencializar a população para a adoção de comportamentos individuais mais ativos e sustentáveis, com o objetivo de evitar o desperdício associado ao consumo de água diário, reduzir a poluição gerada nos recursos hídricos e optar pelo consumo de água da torneira.
A missão do Município de Gondomar tem em conta o cenário de escassez de água vivenciado em Portugal nos últimos anos, com destaque para 2016 e 2017, resultado da variação do regime hidrológico, das alterações climáticas, do mau uso da água pelos diversos setores económicos, com resultados nefastos de contaminação, desperdício e perdas.
"O Município tem, através do Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal, desenvolvido, desde o verão, um conjunto de ações de sensibilização ambiental com o objetivo de evitar o desperdício associado ao consumo de água diário, reduzir a poluição gerada nos nossos rios e incentivar ao consumo de água da torneira", informa a Câmara de Gondomar em nota enviada ao nosso jornal.
De acordo com o comunicado, os destinatários deste programa são as escolas, juntas de freguesia, conjuntos habitacionais e diferentes setores económicos locais.