Paulo Silva

Gondomar não tem estratégia

Em 2023, Gondomar volta a ter apenas uma praia classificada, o que revela problemas continuados nas águas do principal recurso hídrico que atravessa o concelho, o rio Douro.

Não vale de nada andar a propagandear o Douro como uma das maravilhas do concelho se nada se faz para melhorar a sua qualidade e para condicionar as agressões a este importante recurso. 

Mais uma vez, as praias de Melres e Zebreiros estarão interditas a banhos e nenhuma outra praia, à excepção da Lomba, reunirá estas condições. A continuada desclassificação destas praias, sem qualquer plano do município para ultrapassar este problema, revela bem que tipo de prioridade é dada às políticas de preservação do ambiente, mesmo que recorrentemente se inclua esses propósitos no discurso político.

Quando questionado pela CDU, em sucessivas ocasiões, o Presidente da Câmara atribui a responsabilidade dos resultados negativos à qualidade da água às embarcações turísticas, mas não apresenta uma única medida para tentar solucionar o problema que o próprio identifica. Mas, sem desconsiderar as razões apontadas por esta maioria PS de Gondomar, não podemos deixar de denunciar a incapacidade do município resolver problemas próprios há muito identificados, como o ineficaz funcionamento das etars ou as agressões que o rio vai sofrendo ao longo do seu curso, sem qualquer fiscalização.

É uma pena que tenham passado 12 anos desta gestão e que, nesta matéria, não só não haja nenhum plano do município como as coisas até tenham piorado. 

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025