O executivo municipal tomou a decisão de abrir as portas do concelho para receber 90 refugiados. A missão surge no âmbito da campanha de apoio "SOS Ucrânia", promovida pela Câmara Municipal de Gondomar.
[caption id="attachment_24192" align="aligncenter" width="396"]
Com este propósito sairam ontem do GoldPark, dois autocarros que têm como destino a fronteira da Polónia, com a Ucrânia. Neles se encontram quatro elementos da Proteção Civil e dois elementos da Amizade – Associação de Imigrantes de Gondomar (que auxiliarão na tradução).
O Hospital Fernando Pessoa quis também contribuir para esta causa e disponibilizou dois médicos do Hospital-Escola Fernando Pessoa, sendo que um deles é cirurgião pediátrico, para acompanhar os refugiados na viagem até Portugal.
[caption id="attachment_24194" align="aligncenter" width="355"]
Os dois autocarros, contratados pela autarquia, rumam a Przemyśl, na fronteira da Polónia com a Ucrânia. Estima-se que a sua chegada aconteça amanhã, quinta-feira. A chegada a Gondomar está prevista para sábado, ao final do dia.
Em articulação com o Município de Gondomar, o Alto Comissariado para as Migrações auxiliará, através do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no registo dos refugiados que vão chegar ao concelho.
[caption id="attachment_24193" align="aligncenter" width="380"]
Entretanto, no Centro Logístico Municipal, continua a recolha, organização e empacotamento de bens de primeira necessidade para o povo ucraniano (local onde estão a ser canalizadas todas as ofertas recolhidas nas 12 juntas de freguesia do concelho). Os donativos reunidos já permitiram enviar quatro camiões TIR para a fronteira.