Opinião Vozes da Assembleia Municipal

GONDOMAR A DIMINUIR, O TRÂNSITO A AUMENTAR.

Já por nós foi dito que Gondomar não se pode reduzir a ser um grande dormitório.
Mas em todo o caso temos de respeitar quem cá vem dormir, e embora Gondomar esteja na lista dos concelhos da área metropolitana mais atrasados, vivemos o drama do trânsito das grandes metrópoles.

Não somos de forma nenhuma, adeptos da crítica fútil e fácil, e de facto queremos ajudar com soluções e ideias construtivas.
Sabendo que muitas vezes existe o problema da “manta”, em que se cobre a cabeça e os pés ficam descobertos, e cobre-se os pés e a cabeça fica ao relento, mas quando se mexe para piorar, aí a história já é outra.
Temos o caso do acesso ao centro da cidade, Souto, em que as todos os dias em hora de regresso, o trânsito ganha forma em longas filas já no IC 29.

Se por um lado se explica com o corte de uma pequena estrada por causa do novo parque urbano, já não podemos concordar com a forma como está “desenhada” o acesso ao largo do Souto.

Já nos acessos de Rio Tinto, a história repete-se, sabemos que existem 5 dias de trabalho e apenas dois de lazer, isto se muitas vezes não se trabalhar aos sábados, por isso como diria Guterres, é fazer as contas.

Isto tudo porque a criação do parque Urbano , condicionou e muito o acesso a Rio Tinto.
Já agora apela-se para o cuidado de talvez se criar uma passagem pedonal aérea junto à linha de metro, pois aos fins de semana com tantas crianças, torna-se potencialmente perigoso.

Na avenida da conduta, o trânsito torna-se caótico devido ao excesso de ciclovias e passeios pedonais, em detrimento das rodovias.
Só para terminar, os acessos a Valbom via Fonte Pedrinha, ainda vão entrar para o Guiness Book, como a obra mais longa da História, infelizmente as medidas eleitoralistas, às vezes resultam nestas asneiras.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025