Cultura Fânzeres e S. Pedro da Cova

FESTIVAL INTERNACIONAL MUND’ART COM MUITAS NOVIDADES

O Rancho Regional de Fânzeres tem dois grandes eventos de folclore, o Festival de Primavera (que é nacional) e o Mund’Art – Festival Internacional de Músicas e Danças Tradicionais -, que convida grupos dos quatro cantos do Mundo para atuar em Fânzeres.

No dia 24 de Maio, o Rancho Regional de Fânzeres organizou o Festival de Folclore de primavera, que contou com o Conjunto Etnográficos de Moldes de Danças e Corais Arouquenses, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo, Rancho Folclórico Tâ-Mar e Grupo Folclórico da Casa do Povo de Serzedelo. 

 “Tentamos, todos os anos, organizar atempadamente para termos os melhores grupos possíveis, temos sempre a atenção de escolher um grupo da zona Norte, Centro, Interior e Litoral. Correu muito bem, veio muita gente. Houve uma boa ligação. Os grupos que vieram já tínhamos ido aos seus festivais, exceto o da Glória do Ribatejo, que só vamos para o próximo ano. Fizemos um investimento que foi colocar uma rampa na entrada do palco, para dar mais segurança aos componentes. Continuamos a trabalhar com uma empresa de Ovar que deu todas as garantias de qualidade de som, algo muito importante nestes eventos”, afirmou Alfredo Machado, presidente do Rancho Regional de Fânzeres. 

O Festival Internacional Mund’Art decorre na semana de 25 a 31 de Julho, no Largo Júlio Dinis, em Fânzeres. “Quero salientar que: quer no nacional quer no internacional, há apoio importante de todos os elementos da direção e de alguns componentes do grupo, entre eles o meu filho Gustavo, porque já temos o festival internacional praticamente tratado desde Janeiro. Ele é o meu braço direito nesse sentido e tem-me ajudado bastante. O grupo e direção sabem disso e dão-lhe os parabéns”, refere. 

 Este ano o festival vai ser composto oito países: EUA, México, Colômbia, Equador, Canárias (Tenerife), Eslováquia, Bulgária e Letónia. “Este ano vamos fazer algo diferente, que é o folclore no domingo de tarde, inserido nas festas de S.Tiago. 

Iremos fazer no dia 25 (sexta-feira) a gala de abertura, conforme tem sido habitual. No dia 26 (sábado) as festas de S. Tiago vão estar englobadas no nosso festival, sendo um dia livre para atividades da festa. No dia 27 (domingo) vamos participar na missa e procissão, com os cânticos religiosos de 4/5 países cristãos. À tarde vamos ter quatro países estrangeiros a atuarem, juntamente com quatro grupos portugueses, que é sem dúvida a novidade. Sempre quis trazer grupos portugueses ao festival. No dia 28 (segunda-feira) iremos ter o encontro de música tradicional latina. Dia 29 (terça-feira) estamos a tentar trazer um grupo musical de Rio Tinto, mas, ainda, não está confirmado. No dia 30 (quarta-feira), os quatro grupos estrangeiros que não atuaram no domingo vão atuar incluindo o nosso grupo. No dia 31 (quinta-feira), teremos pela primeira vez a Gala da Filigrana (gala de encerramento), no Auditório de Gondomar, pelas 21h30, que conta com 10 minutos de atuação de cada grupo, em que pretendemos convidar todas as coletividades de Gondomar”. 

O Festival Mund’Art t é a interligação entre grupos, de diversas culturas, por isso são necessárias pessoas que falem outras línguas. “Ainda nos faltam dois guias para inglês e dois para espanhol, portanto quem nos quiser ajudar e ter uma experiência para a vida contate-nos”, afirma o presidente. 

 Este evento terá outra novidade: os grupos vão atuar noutros sítios durante a semana, como “na Carvalha, Soldado Desconhecido, S.Pedro da Cova, etc. para chamar a atenção e dinamizar o Mund’Art, mas sempre na União de Freguesias de Fânzeres e S.Pedro da Cova”.

 

O Rancho Regional de Fânzeres, no dia 10 de Agosto, irá para o Norte de França, para o Festival Internacional Mundial Folk Plozevet, um Festival CIOFF. “Iremos estar 16 dias, em oito cidades diferentes, com várias atuações, em vários locais franceses, espalhando e promovendo a cultura da nossa Freguesia. Queremos futuramente ter um Festival CIOFF, apesar de sermos sócios aderentes queremos ser sócios efetivos, mas para isso teríamos de ter mais apoio da Câmara e outras entidades, porque os gastos são muito mais elevados para estes festivais. Era preciso olhar de forma diferente para o nosso festival”, menciona Alfredo Machado

 “Apesar de, ainda, faltar um mês quero agradecer a todos os componentes e a toda a direção do nosso rancho, às cozinheiras por toda a dedicação, pois são peças fundamentais. Um agradecimento à Junta de Freguesia em nome da presidente da Sofia Martins, por todo o apoio tanto dela como os funcionários, que estão sempre disponíveis, para todos os nossos festivais. A Câmara tem-nos apoiado bastante em todos os sentidos, a parte do protocolo, achamos que deveria haver um maior reforço. Faço um apelo a toda a população que nos visite nesta semana cultural, vale a pena. Sentimo-nos muito satisfeitos e os grupos que vão atuar, também”, remata.

 

Últimas Notícias

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: PAULO DINIS

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: LEONARDO SOARES

16/09/2025