Após dois anos de pandemia, as Festas de São Brás, organizadas pela Confraria do Imaculado Coração de Maria e São Brás, regressam a Baguim do monte, a 3 de Fevereiro e duram até dia 5. O primeiro momento desta festividade já decorreu no passado dia 29 de Janeiro com o XII Grande Capítulo dos Rojões e Papas de Sarrabulho.
A celebração em honra deste santo, que livra o povo das maleitas da garganta, vai ter inovações face à última edição, a primeira é a presença de dois conjuntos, os BailaSom e o Paulo Joel. A segunda será um “painel com 840 azulejos, surpresa, que vai ser inaugurado no Largo de São Brás, no primeiro dia das festividades”, revela o presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, Francisco Laranjeira.
“As expectativas são elevadas, só esperamos que o São Pedro também esteja do nosso lado e nos proporcione um belo dia, sendo que é uma celebração que arrasta muitos romeiros e pessoas que vêm para cumprir as suas promessas”, confessa, o presidente da Confraria, Manuel Marques e acrescenta que “pretende juntar todos numa comemoração que promete ser em “grande” e que todos se possam orgulhar dela”.
O presidente da Junta de Freguesia espera que a festa em honra e culto a São Brás “tenha casa cheia e acredita que se o tempo ajudar isso vai ser possível”.
O momento alto da celebração religiosa será a majestosa procissão que ocorrerá no dia 3 de Fevereiro pelas 15h00, sendo pelo percurso habitual, começando e terminando na Igreja Paroquial de Baguim. Como é habitual os que visitarem esta festa poderão deliciar-se com os figos, as regueifas e os doces que estarão à venda no Largo de São Brás.
Manuel Marques aproveita a oportunidade “para fazer um agradecimento quer à Junta de Freguesia, quer ao Município pelo apoio que nos dão na organização das festas”.