Baguim do Monte Concelho de Gondomar Cultura Informação

Festa do Sável e da Lampreia na rampa da aposta turística de Gondomar

[caption id="attachment_2427" align="alignleft" width="300"]A prova cega reuniu o júri do Concurso Gastronómico de Rojões e Papas de Sarrabulho à Baguim do Monte / Foto: Ricardo Vieira Caldas A prova cega reuniu o júri do Concurso Gastronómico de Rojões e Papas de Sarrabulho à Baguim do Monte / Foto: Ricardo Vieira Caldas[/caption]

O sável e a lampreia foram uma vez mais rei e rainha da festa gastronómica de Gondomar. Pelo vigésimo terceiro ano consecutivo, as iguarias do concelho estiveram à prova e foram premiadas. Este ano, contudo, o destaque foi para o 10.º Fim-de-Semana Gastronómico com uma nova aposta turística: um percurso turístico gratuito pelas ruas de Gondomar.

A 5 de março, o Auditório Municipal de Gondomar recebeu mais um Concurso de Sável Frito e da Lampreia à Bordalesa, inserido na XXIII ‘Festa do Sável e da Lampreia’. Quase duas dezenas de restaurantes submeteram as suas iguarias a um júri técnico e convidado, que classificou os pratos apresentados de 1 a 10. No final do dia os vencedores iriam ser revelados. A gastronomia foi, na verdade, o ponto comum da culinária, da cultura, das tradições e dos saberes das gentes do concelho.

Mas o ponto alto da já famosa ‘Festa do Sável e da Lampreia’ foi o 10.º Fim-de-Semana Gastronómico de Gondomar um “importante contributo na afirmação nacional de um município que valoriza a sua herança gastronómica de gerações de cozinheiros que apuraram com sabedoria os sabores do rio Douro”, segundo a Câmara Municipal de Gondomar. Para além dos restaurantes expositores que serviam os pratos do concurso e da animação com esta edição contou com uma novidade para o concelho. O segundo dia teve como principal atração um circuito turístico pelas ruas de Gondomar, oferecido aos visitantes do certame, com organização da Câmara e da empresa Douro Azul.

[caption id="attachment_2431" align="alignleft" width="300"]O Multiusos de Gondomar foi o palco escolhido para a 'Festa do Sável e da Lampreia' / Foto: Ricardo Vieira Caldas O Multiusos de Gondomar foi o palco escolhido para a 'Festa do Sável e da Lampreia' / Foto: Ricardo Vieira Caldas[/caption]

Para o vereador do Turismo da Câmara Municipal de Gondomar, Carlos Brás, “este circuito turístico foi elaborado com o objetivo de dar a conhecer a quem visita Gondomar, três facetas do concelho: o Multiusos e o Centro Histórico da cidade, a bonita paisagem da marginal junto ao rio Douro e as novas acessibilidades.” “Por isso é que o autocarro foi pela autoestrada, para mostrar às pessoas que é fácil e rápido chegar a Gondomar”, acrescentou. “É a primeira vez que há circuitos turísticos dentro da cidade de Gondomar e o objetivo é divulgar os nossos monumentos e locais de interesse”, referiu ainda o autarca ao Vivacidade.

Quanto à colaboração com a Douro Azul, o vereador explicou que “a Câmara Municipal está interessada em colaborar com todos os agentes turísticos que operam no rio Douro.” “Obviamente que a Douro Azul por ter uma posição dominante no mercado, será um interlocutor e um parceiro privilegiado mas temos contacto com outras empresas”, mencionou.

Para a Câmara de Gondomar, “o turismo gastronómico representa uma alavanca de sucesso enquanto oferta turística que, em Gondomar, tem como pilar um património rico, variado e original, capaz de motivar os visitantes a selecionarem o nosso Município, fidelizando-se à excelência da nossa gastronomia.”

[caption id="attachment_2429" align="alignleft" width="300"]Gil Neves, restaurante "Margem D'Ouro" (1º lugar na Lampreia), Constança Cardoso, restaurante "Cantinho das Manas" (2º lugar na Lampreia) e Daniel Lima, restaurante "Estrelas do Douro" (3º lugar na Lampreia) / Foto: Pedro Santos Ferreira Gil Neves, restaurante "Margem D'Ouro" (1º lugar na Lampreia), Constança Cardoso, restaurante "Cantinho das Manas" (2º lugar na Lampreia) e Daniel Lima, restaurante "Estrelas do Douro" (3º lugar na Lampreia) / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption] “Estrelas do Douro”, no Sável, e “Choupal dos Melros”, na Lampreia, foram os vencedores do concurso gastronómico

No dia 5 de março, realizou-se o Concurso de “Sável Frito” e da “Lampreia à Bordalesa”, no Auditório Municipal de Gondomar. Os restaurantes “Estrelas do Douro”, na categoria “Sável Frito”, e “Choupal dos Melros”, na categoria “Lampreia à Bordalesa”, foram os vencedores da prova cega.

Inserido na XXIII “Festa do Sável e da Lampreia”, o Concurso de “Sável Frito” e da “Lampreia à Bordalesa” elegeu os três melhores pratos nas duas categorias postas à prova.

A prova cega do júri realizou-se durante o almoço, no Auditório Municipal de Gondomar, no dia 5 de março. Os 18 restaurantes em concurso submeteram as suas iguarias a um conjunto de jurados técnicos e convidados, que classificou os pratos apresentados de um a dez.

No final, na categoria “Sável Frito”, o vencedor foi o restaurante “Estrelas do Douro” (Foz do Sousa), seguido do “Margem Douro” (Gondomar) e do “El Touro” (Jovim).

[caption id="attachment_2430" align="alignleft" width="300"]Daniel Lima, restaurante "Estrelas do Douro" (1º lugar no Sável), Fernando Santos, restaurante "Margem D'Ouro" (2º lugar no Sável) e Natalino Sousa, restaurante "El Touro" (3º lugar no Sável) / Foto: Pedro Santos Ferreira Daniel Lima, restaurante "Estrelas do Douro" (1º lugar no Sável), Fernando Santos, restaurante "Margem D'Ouro" (2º lugar no Sável) e Natalino Sousa, restaurante "El Touro" (3º lugar no Sável) / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

Para Daniel Lima, proprietário do restaurante “Estrelas do Douro”, o galardão “é sempre interessante”. “Com este já são 14 prémios, no total. O restaurante está aberto há 18 anos e fui sempre habituado a participar neste concurso”, diz Daniel Lima. Quanto ao segredo para obter o melhor sável frito, o empresário admite que este nunca deve ser revelado.

Na categoria “Lampreia à Bordalesa”, o “Choupal dos Melros” (Fânzeres) levou a melhor, superando o “Cantinho das Manas” (Gondomar) e o “Estrelas do Douro”. “A persistência e a aposta no bom material, nos bons ingredientes e nas boas mãos são a receita secreta. A qualidade do prato passa também pela escolha da lampreia e um bom vinho a acompanhar também ajuda muito”, confessa Gil Neves, proprietário do “Choupal dos Melros”. O dono do estabelecimento admite que o prémio “é uma prova de exigência”, mas espera repetir a participação no concurso no próximo ano.

Todos os restaurantes participantes receberam diplomas alusivos ao concurso.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025