CDS-PP
As eleições autárquicas realizam-se no dia 12 de Outubro. A União de Freguesias de S.Cosme (Gondomar), Valbom e Jovim é que tem mais candidatos à sua presidência, são nove os que concorrem. Estivemos à conversa com os candidatos, que responderam às seguintes questões: 1: Apresentação do candidato; 2: Quais são as necessidades da União de Freguesias a que se candidata; 3: Que soluções apresenta; 4: Com que partidos faria coligação; 5: Mensagem final.
1. Sou o José Conceição, tenho 42 anos, e como tantos outros gondomarenses, sou uma pessoa humilde, trabalhadora e dedicada à família, aos amigos, à profissão e a outros projetos em que participo.
Sou um cidadão atento e interventivo, e tenho participado em várias Assembleias Municipais e de Freguesia, levantando questões relevantes e problemas existentes em todo o município. Ocasionalmente, sou apelidado pelo nome do meu estabelecimento, "Magic Barber". Como barbeiro, a "magia" que faço vislumbra-se na atenção e dedicação que deposito em cada cliente.
2. A falta de limpeza dos terrenos particulares, e a insuficiente limpeza das vias públicas. A taxa de IMI aqui aplicada, uma das mais elevadas de toda a Área Metropolitana do Porto, e superior às aplicadas nos municípios limítrofes.
As dificuldades de estacionamento no centro de Gondomar (S. Cosme) e Valbom, que impactam negativamente sobre o comércio local e os residentes.
A completa descaracterização da Romaria da N.ª Sr.ª do Rosário em prol da Noite Branca. O tráfego na Rua Dr. Joaquim Manuel da Costa - um problema criado pelo atual executivo socialista com a circulação de autocarros em sentido oposto aos demais veículos, e majorado pelas sucessivas e ineficazes intervenções no seu piso. A falta de manutenção de espaços municipais, como sucede com o Parque Urbano da Ribeira da Archeira e com o Complexo Desportivo Municipal de Valbom.
3. Para a Rua Dr. Joaquim Manuel da Costa, em Valbom, defendo a construção de uma via paralela, que permita a circulação em sentido oposto e resolva de uma vez os problemas de tráfego existentes e criados pelos executivos socialistas.
Também defendo o estudo e análise para futura construção de novas vias de acesso ao centro de Gondomar, a partir de Jovim. Noutro plano:
Defendo, também, a redução da taxa de IMI aplicada a esta União de Freguesias. É inaceitável que tenhamos aqui uma taxa superior a todos os municípios limítrofes a Gondomar. Defendo a construção de complexos de habitação social e de várias outras a custos controlados, acompanhados de projetos municipais destinados à coesão social e à habitação jovem. A valorização das tradições gondomarenses, com a aposta reforçada na promoção da nossa gastronomia - do sável à lampreia, sem esquecer o caldo de nabos - nas Festas do Concelho, e acabar com a descaracterização da Romaria da N.ª Sr.ª do Rosário, festa que devia voltar a ser o porta-estandarte do nosso concelho. Uma intervenção urgente no Monte Crasto de forma a potenciar este ex-líbris, nos cais e zona ribeirinha do lugar de Gramido, nos WC's no Parque Urbano da Ribeira da Archeira, e no piso de tartan do Complexo Desportivo Municipal de Valbom. Por último, a gratuitidade na adoção animal junto de associações do município, devendo o último oferecer a microchipagem, a vacina antirrábica, a desparasitação e a esterilização, como sucede no Município da Maia.
4. Se nos tivesse sido endereçada uma proposta digna e justa para o CDS-PP, defenderia uma Coligação com o nosso parceiro tradicional, o PPD/PSD.
5. Aos gondomarenses, aos valboenses e aos jovinenses: prometo-vos trabalho, humildade, atenção e dedicação máxima.
Se querem uma freguesia diferente, apostem de forma diferente, num partido com provas dadas, composto por pessoas com trabalho reconhecido e visível.