JPP
As eleições autárquicas realizam-se no dia 12 de Outubro. A União de Freguesias de S.Cosme (Gondomar), Valbom e Jovim é que tem mais candidatos à sua presidência, são nove os que concorrem. Estivemos à conversa com os candidatos, que responderam às seguintes questões: 1: Apresentação do candidato; 2: Quais são as necessidades da União de Freguesias a que se candidata; 3: Que soluções apresenta; 4: Com que partidos faria coligação; 5: Mensagem final.
1. Sou candidato à União de Freguesias pelo JPP. Valboense de coração, trabalhei durante 30 anos na área da ourivesaria, sempre ligado à comunidade. Fundei o Movimento Valbom Orgulho e Cidadania, através do qual defendi a separação da União de Freguesias, pela autonomia e proximidade. Candidato-me com sentido de missão e convicção de que é possível fazer mais e melhor, com trabalho sério e respeito por todos.
2. A União de Freguesias enfrenta carências que exigem resposta urgente. Persistem falhas no acesso a serviços básicos, como o encerramento de balcões bancários. A mobilidade continua frágil, devido à ineficiência da UNIR e ao atraso da linha de metro Valbom–Gondomar. Várias artérias carecem de intervenção, colocando em risco a segurança das pessoas. A Junta ainda não assegura a proximidade necessária, revelando fragilidades digitais e falta de inclusão tecnológica. A limpeza e a manutenção dos espaços verdes e cemitérios estão aquém do esperado, persistem dúvidas de transparência nos protocolos com a Câmara Municipal. Além disso, a população sente falta de voz ativa no processo de reposição ou criação de freguesias.
3. Os problemas da União de Freguesias têm resposta num programa assente em seis eixos estratégicos. Na Inovação e Modernização, queremos digitalizar os serviços com o Portal Digital da Freguesia e ser a voz da população na exigência da conclusão da linha de metro Valbom–Gondomar. Na Sustentabilidade, propomos expandir o programa “Recuperar é Ganhar+”, criar hortas comunitárias e lançar o projeto “PatAmigo”, que alia bem-estar animal ao apoio social, incluindo ainda o reforço da limpeza urbana, dos espaços verdes, manutenção dos passeios e arruamentos e o cuidar dos cemitérios. A Participação Cívica e Transparência será reforçada com um Conselho Consultivo (jovens, seniores e associações), reuniões públicas online e maior clareza nos protocolos com a Câmara Municipal, garantindo voz à população na reposição ou criação de freguesias anteriores. Na Saúde e Bem-Estar, destacamos a criação de uma Linha de Apoio Psicológico para combater o isolamento e criar o programa “Mente Viva” para seniores e ações de promoção da saúde mental, física e organizacional. A Cultura e Identidade Local terá expressão na Semana da Identidade Local, dedicada a tradições, gastronomia e artes, e em novos roteiros culturais e turísticos. Por fim, na Gestão Pública Transparente, propomos apresentar um Relatório anual de Sustentabilidade, a digitalização do inventário patrimonial e a captação de fundos nacionais e europeus.
4. Só aceitaremos coligações que sirvam a população. O JPP é um movimento de cidadãos independentes, que não abdica dos seus princípios em troca de cargos ou conveniências.
5. É possível fazer diferente e melhor. Eu e a minha equipa apresentamo-nos para servir com coragem, proximidade e dedicação.