CDU
As eleições autárquicas realizam-se no dia 12 de Outubro. A União de Freguesias de S.Cosme (Gondomar), Valbom e Jovim é que tem mais candidatos à sua presidência, são nove os que concorrem. Estivemos à conversa com os candidatos, que responderam às seguintes questões: 1: Apresentação do candidato; 2: Quais são as necessidades da União de Freguesias a que se candidata; 3: Que soluções apresenta; 4: Com que partidos faria coligação; 5: Mensagem final.
1.Sou natural e residente em Valbom há 47 anos, professora do Quadro de Agrupamento de Escolas nr.1 de Gondomar, ativista social e dirigente sindical, desde 2021, exerço funções de vereadora da CDU, na Câmara Municipal de Gondomar.
2.A agregação forçada juntou três freguesias com características sociais, económicas, histórico-culturais e territoriais muito diferentes, criando um território administrativo desequilibrado. São vários os problemas destas freguesias destaco a falta de limpeza urbana e as dificuldades de mobilidade das populações devido à falta de transportes públicos.
3. É fulcral que a Junta de Freguesia exija a requalificação e valorização da faixa ribeirinha, tornando Marecos no espaço de fruição que lhe é merecido. A Junta de Freguesia terá de reivindicar uma outra política de transportes públicos para as três freguesias que passará pela concretização da ligação de Metro a São Cosme com passagem por Valbom, exigindo o reforço das carreiras de autocarros e aumento da frequência das ligações. É necessária uma Junta de Freguesia que contribua de forma empenhada para a resolução definitiva dos problemas identificados na ETAR de Gramido. As populações precisam de uma Junta de Freguesia que defenda a desagregação das três freguesias tal como vimos a acontecer em muitos concelhos. Urge uma Junta de Freguesia que apoie o movimento associativo, envolvendo-o, verdadeiramente, nas atividades das freguesias, estimulando assim uma ampla e diversificada iniciativa cultural, desportiva e recreativa.
4.É sempre possível dialogar com outras forças políticas, mas a candidatura da CDU corresponde a uma coligação de esquerda, formada pelo Partido Comunista Português e pelo Partido Ecologista "Os Verdes" e onde temos igualmente independentes.
5.Acredito que é possível respeitar a identidade destas freguesias, onde mulheres, homens, idosos, jovens, crianças e famílias possam viver e trabalhar com dignidade, saúde e qualidade de vida, por isso, assumo com todos os fregueses o compromisso de trabalhar com vontade e determinação, para que possamos conduzir este território rumo a um verdadeiro desenvolvimento.