União de Freguesias de Foz de Sousa e Covelo

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS DE FOZ DO SOUSA E COVELO: GILBERTO SILVA

MOVIMENTO INDEPENDENTE SEMPRE (I.S)

No alto concelho a União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo é a que tem mais candidatos à presidência da União. Conforme os candidatos das restantes freguesias foram colocadas, aos seis partidos e ao único movimento independente, as seguintes questões: 1: Apresentação do candidato; 2: Quais são as necessidades da União de Freguesias a que se candidata; 3:Que soluções apresenta; 4: Com que partidos faria coligação; 5: Mensagem final.

1.Gilberto Silva, nascido e residente em Foz do Sousa há 45 anos, licenciado em gestão, empresário em transportes ligado ao setor do turismo. Fui dirigente juvenil e estudantil. Por várias vezes envolvido ativamente em organizações culturais e sociais, desempenhando cargos de direção e corporativos. Atualmente deputado na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo.

2. As infraestruturas da Freguesia estão abandonadas, por mais contratos Intra administrativos assinados e protocolados entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, por mais verbas que tenha dado, são insuficientes. Mas acima de tudo há uma preocupação social, já devíamos ter um Centro de Dia, em Covelo, e não há. Os moradores e residentes têm de se deslocar todos os dias para fora do concelho, passam mais tempo dentro da carrinha do que num espaço propício para o seu aproveitamento diário. Desaproveitamos o PRR nessa matéria. Não é por falta de espaço porque a Escola de Leverinho era uma solução. A proximidade com os fregueses. As pessoas queixam-se que não há empatia entre a Junta e o que é o dia-a-dia das pessoas. Optam por ir ao Espaço do Cidadão do centro de Gondomar do que utilizar os serviços de proximidade. Também porque os habitantes de Covelo ou Gens que queiram ir à Foz de Sousa, à Sousa, não têm um transporte público direto, não há uma ligação. Foi prometida com a entrada da UNIR e nada foi feito. Não há ligação entre os lugares, no que toca ao serviço público, as pessoas que quiserem ir à sede de freguesia têm de sair da freguesia.  Hoje em dia não há uma ligação direta ao Porto, como havia antes, um cidadão que irá para o Porto, chega a S.Cosme ou ao Fernando Pessoa e tem de fazer o transbordo. Temos um complexo industrial que não tem acessibilidade. A evolução de Foz de Sousa e Covelo ficou estagnada. 

3. A nossa solução passaria por desenvolver, com a Infraestruturas de Portugal e a Câmara de Gondomar, uma ligação aérea, em viaduto entre o nó de Gens e Jancido, que serviria Jancido, Zebreiros, Sousa, Compostela, Leverinho pelo alto da Serra. Dinheiro que será promovido pelo Estado Central. As acessibilidades podem melhorar e muito com pequenas ações. A questão das limpezas que a Junta recebe dinheiro para o fazer e não o faz, há uma incapacidade contratual, abre-se concursos públicos e não se consegue preencher as vagas, e muitas vezes os concursos não são corretos e restringem a própria candidatura. A área ambiental, apontamos como necessidade urgente, somos a União de Freguesias do concelho de Gondomar que mais frente de rio temos, quer o Douro, o Sousa e o Ferreira. Sendo que na nossa área geográfica é onde os rios estão descuidados. Se formos a outros concelhos onde estes rios passam temos praias fluviais, aqui quase parecem esgotos, não há limpeza, não há cuidado e, ainda temos, particulares a abusarem desse mesmo rio. Em relação à prospeção mineira, somos completamente contra essa exploração. Nunca nos foi apresentado o impacto que isso iria ter a nível ambiental e de saúde nas pessoas.Mas temos várias iniciativas e queremos também apoiar e ajudar as 28 coletividades que existem na União de Freguesias. 

4.As pessoas têm de ter perceção que estas eleições são diferentes das demais, aliás vários elementos da nossa lista foram sondados por vários partidos, nomeadamente o CDS e o PSD. Todos são uma hipótese desde que abracem o projeto que temos e os nossos objetivos eleitorais, independentemente do partido que seja, para nós o importante não é o partido, mas as pessoas que escolhem para representar. 

5. Não faço promessas. Queremos proporcionar através do nosso trabalho uma melhoria significativa da vivência e da convivência das pessoas que estão cá e das que queiram vir para cá. Que sintam que tudo é feito com esforço para melhorar a sua qualidade de vida. 

 

 

 

 

Últimas Notícias

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: PAULO DINIS

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: LEONARDO SOARES

16/09/2025