Junta de Freguesia de Rio Tinto AUTÁRQUICAS 2025

ENTREVISTA CANDIDATO À JUNTA DE FREGUESIA DE RIO TINTO: JOSÉ SANTOS

PSD/IL

A Junta de Freguesia de Rio Tinto tem sete candidatos à Junta. Eram para ser oito candidatos, mas a lista do CDS-PP foi rejeitada pelo tribunal. Conforme anteriormente estivemos à conversa com os candidatos, que responderam às seguintes questões: 1: Apresentação do candidato; 2: Quais são as necessidades da União de Freguesias a que se candidata; 3: Que soluções apresenta; 4: Com que partidos faria coligação; 5: Mensagem final.

1.Sou gondomarense, nasci em Fânzeres, e desde aí estive sempre em Rio Tinto. A maior parte dos rio tintenses sabem a minha história porque o meu pai tinha uma loja de bicicletas em que maior parte deles aprenderam a andar de bicicleta. Em termos profissionais sou professor de educação física, mas estive sempre ligado a requisições ou destacamentos, sendo que uma delas foi na Câmara Municipal de Gondomar, com o Major Valentim Loureiro, enquanto assessor na área do desporto. O que me leva a candidatar é que na minha ótica há uma semelhança muito grande entre o associativismo desportivo e o poder local. Ambos promovem um grande contacto com as pessoas, tal como eu gosto, e isso motivou-me a avançar. 

2.Não gosto muito de criticar o que é feito, porque penso que as pessoas quando estão num cargo, seja ele qual for, dão o seu melhor, porque basta termos ideias diferentes para ver as coisas de outra forma. Não temos um auditório para fazermos uma iniciativa cultural. Temos um pavilhão, com medidas aprovadas, feito pelo Major há 40 anos, leva apenas 150 pessoas. Não temos nada. Rio Tinto, tendo em conta a densidade populacional que tem, não é beneficiado face ao que dá de contributo financeiro à Câmara Municipal. Rio Tinto não tem sido ressarcido para o que tem dado no concelho. 
Temos uma estrada parada por causa de uns sobreiros, que ninguém resolve o problema. Gastou-se milhões de euros para estar parada. São problemas que temos de estar atentos e estar disponíveis para os resolver. 

3. Criar condições para os jovens, principalmente para os do primeiro ciclo para que os pais consigam ter mais capacidade para deixar os filhos nas férias. Uma das minhas prioridades vai ser resolver a situação que temos com os mais desprotegidos, sobretudo pessoas com alguma idade. Temos de fazer um levantamento para apoiar essas pessoas. Muitos idosos vivem sozinhos e é aí que temos de focar a nossa atenção, trabalhando com as instituições sociais alargando a receção de pessoas que vivem em condições que não são as melhores. Terá de haver uma gestão maior dos funcionários da Junta de Rio Tinto, aproveitar as suas capacidades e distribuir melhor os serviços. 

4.Faria coligação com qualquer partido. O importante é resolvermos os problemas que tem a Junta de Freguesia e zelar pelos seus interesses. 

5.Confiem em mim. Já deixei boas impressões a nível desportivo quando estive na Câmara Municipal e pretendo fazer em Rio Tinto um trabalho em consonância com o que fiz anteriormente

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025