PS
São sete os candidatos que concorrem à Junta de Baguim do Monte. Estivemos à conversa com os candidatos, que responderam às seguintes questões: 1: Apresentação do candidato; 2: Quais são as necessidades da União de Freguesias a que se candidata; 3: Que soluções apresenta; 4: Com que partidos faria coligação; 5: Mensagem final.
O que ficou por fazer?
Duas coisas muito simples: não ter começado o Parque Urbano, que era uma promessa que tinha do presidente Marco Martins, que disse que ia avançar e não avançou e o pontão na Castro Meireles ligar o passeio dos peregrinos à Santa Rita, é uma técnica que envolve uma ponte, com uma engenharia, que a Junta de Freguesia não tinha poder para o fazer, porque envolve milhares de euros. O resto que prometi, consegui cumprir tudo. A Escola Saber Mais está atrasada, tem um investimento do PRR. De resto sinto-me realizado com todas as obras que fizemos nestes oito anos foi um investimento de 16 milhões de euros em Baguim do Monte. É histórico. Crescemos nos jardins que fomos nós que produzimos, todos os anos alargamos jardins, e ainda mudamos o seu panorama.
No cemitério outro grande sucesso, falta-nos um terço para o terminar.
Que soluções apresenta?
As limitações da Freguesia, que já está em andamento, e que acredito que vamos ganhar território, temos todos os pareceres das instâncias envolvidas positivos para o recuperar.
Fazer o Parque Urbano, já não há desculpas, o projeto já está aprovado na APA. Teremos uma praia fluvial aqui em Baguim do Monte, o Charco de Água. Vamos ter uma creche, que é importantíssimo, para 40/50 crianças.
O alargamento do Largo de São Brás para que o autocarro consiga dar a volta por trás e termos um largo condigno.
Fazer um Pavilhão Gimnodesportivo fechado, junto ao pavilhão da EB2/3, aberto à população, temos de colocar à disposição de quem quiser usufruir como o Ringue de Entre Cancelas. Não temos nenhum campo de futebol e temos coletividades que não conseguem arrancar porque têm de jogar no Alto do Concelho. Temos 15 mil habitantes e como não temos campo de futebol temos de ter outras valências: andebol, basquetebol, futsal. Não podemos andar a deslocar-nos para o Alto do Concelho nós temos espaço e ficamos com uma zona desportiva.
Com que partido(s) faria coligação?
Na altura decidimos isso. Ainda não equacionei essa questão. Tenho confiança no meu trabalho. Dei tudo o que tinha à minha terra.
Que mensagem que gostaria de deixar?
Que todos venham votar e que decidam quem querem que fique. Não fiquem em casa. Na terra são as pessoas que contam não são os partidos. Desafio a que não fiquem em casa. O importante é que venham votar.