União de Freguesias de Foz de Sousa e Covelo

ENTREVISTA CANDIDATA À UNIÃO DE FREGUESIAS DE FOZ DO SOUSA E COVELO: FRANCISCA GOMES

COLIGAÇÃO PSD/IL

No alto concelho a União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo é a que tem mais candidatos à presidência da União. Conforme os candidatos das restantes freguesias foram colocadas, aos seis partidos e ao único movimento independente, as seguintes questões: 1: Apresentação do candidato; 2: Quais são as necessidades da União de Freguesias a que se candidata; 3:Que soluções apresenta; 4: Com que partidos faria coligação; 5: Mensagem final.

1.A Francisca é uma jovem de 23 anos, licenciada em direito, pós-graduada em ciências criminais, que não ambicionava uma carreira política, mas que surgiu este desafio. Como jovem daquela terra, nasci, vivi e não pretendo sair de lá. Sou bastante ligada à terra e às pessoas, essencialmente. Decidi aceitar este desafio porque acho que é preciso fazer mais e melhor. Sou uma jovem cheia de ideias e pronta para trabalhar. 

2.Já fui ouvindo as pessoas e nas reuniões com a equipa conseguimos recolher alguns depoimentos. As pessoas, acima de tudo, precisam de ser ouvidas, e isso está a fazer muita falta. As pessoas não estão a ser ouvidas e os pedidos não estão a chegar à Junta de Freguesia e começamos logo desde aí. Não ouvir a população é uma coisa grave. A Junta de Freguesia estagnou. Não há evolução. Há estradas em que as ambulâncias não passam, a estrada foi cedendo ao longo de tempo e já não tem condições. Acho que a União de Freguesias já devia dispor de um Centro de Dia, que, ainda não tem e não é por falta de espaço, porque já há um lugar pré-definido para esta instituição. 

3.Reforço isto, porque vai ser um mote, até como freguesa, pretendo estabelecer um contacto entre a Junta e a população, que não existe. 

Pretendemos evoluir. A questão da limpeza do rio Sousa e Ferreira, que é uma luta de há vários anos e falada inúmeras vezes em Assembleia de Freguesia, que não é feita. A mobilidade: somos uma Freguesia muito primária nessa matéria. Há poucos transportes públicos e com pouca frequência, por exemplo Gens não tem acesso ao Centro de Saúde de transporte, que é uma ligação essencial. 

Queremos implementar uma zona industrial, temos uma boa autoestrada com muito bons acessos, e trazíamos algum investimento, mais emprego, e posteriormente fixação de população. 

Em relação à prospeção mineira estaremos sempre ao lado da população, independentemente se há ou não benefícios económicos. 

4.Essa questão, ainda, não está em hipótese. 

5.Não estou cá para me servir, mas para servir aos outros. Quero fazer mais e melhor, como acho que merecemos. 

Últimas Notícias

José Ferreira dá continuidade à arte de cortar cabelo em Medas

24/10/2025

Cestaria resiste nas mãos de José Barbosa

24/10/2025

BDR: Há 18 anos a dar movimento às marcas em Portugal

14/10/2025

Claude Pinto: “Conheço algumas relíquias do concelho achei por bem criar algo que mostrasse algo novo”

14/10/2025

Sérgio Soares: “É uma forma de nos apresentarmos a pessoas e empresas que passam por este espaço”

14/10/2025

Bruno Ferreira: “É sempre um gosto especial marcar presença numa ação empresarial desta dimensão no concelho de Gondomar”

14/10/2025

Gomomania: uma multiplicidade de experiências num só local

14/10/2025

Inovapower irá ter novas instalações de maior dimensão

14/10/2025