Junta de Freguesia de Rio Tinto AUTÁRQUICAS 2025

ENTREVISTA CANDIDATA À JUNTA DE FREGUESIA DE RIO TINTO: CLÁUDIA NOGUEIRA

PS

A Junta de Freguesia de Rio Tinto tem sete candidatos à Junta. Eram para ser oito candidatos, mas a lista do CDS-PP foi rejeitada pelo tribunal. Conforme anteriormente estivemos à conversa com os candidatos, que responderam às seguintes questões: 1: Apresentação do candidato; 2: Quais são as necessidades da União de Freguesias a que se candidata; 3: Que soluções apresenta; 4: Com que partidos faria coligação; 5: Mensagem final.

1.Sou de Rio Tinto e estudei cá. Só mais tarde é que fui estudar para o Porto. Sou enfermeira de profissão, trabalhei nos cuidados intensivos do Hospital de Santo António, estive no centro de saúde de Rio Tinto, integrava as equipas de intervenção na comunidade, com doentes internados em casa e damos apoio a essas famílias. Sempre um trabalho de proximidade com a população. Estou na Junta de Freguesia, ligada à política, há muitos anos. Desde 2013 que estou na Junta, como tesoureira. 

2.Rio Tinto já esteve muito pior. Rio Tinto viu-me crescer e eu vi crescer Rio Tinto. Esta cidade começou a crescer e aumentar no que toca à densidade populacional e começou por ser um dormitório da cidade do Porto, que já não é! As pessoas preferem viver aqui pelos serviços, mobilidade e pela qualidade de espaços verdes. Temos um Rio Tinto dinâmico, que cresceu, e se tem tornado cada vez mais um sítio onde as pessoas gostam de estar. Claro que há coisas que queremos melhorar, não faz sentido nenhum uma cidade com esta dimensão não ter certo tipo de infraestruturas, como um fórum cultural, que tenha alguma polivalência naquilo que é possível realizar-se. Precisamos de um polidesportivo que reúna as condições necessárias para as competições oficiais. Temos de melhorar a mobilidade e que se desbloqueie a via nordeste e mais tarde ligar a via nordeste à via norte-sul e descongestione o trânsito em Rio Tinto. A zona da Triana é algo que temos de melhorar, agora com a construção do novo centro de saúde que vai resolver significativamente os problemas das pessoas que utilizam aquele serviço em Brás Oleiro. Tinha algumas barreiras arquitetónicas que implicava alguns constrangimentos. A questão da Linha de Leixões que foi reaberta e esqueceram-se da população de Rio Tinto. Gostávamos de resolver essa questão fazendo pressão sobre as estruturas, porque não depende inteiramente da Junta, no sentido de termos um apeadeiro na nossa zona, melhorando as acessibilidades. Necessitamos, também, de alargar o cemitério. 

3. A minha ideia para Rio Tinto é: já construímos uma identidade para Rio Tinto, as pessoas já gostam e dizem que gostam de viver em Rio Tinto, mas nós queremos algo diferente. Queremos o Rio Tinto 2.0. Queremos que queiram vir e que nos procurem. Temos um marco que faz com que nos procurem que é a Feira Medieval, mas falta-nos agora aliar esta questão da lenda, à história de Rio Tinto e criar um espaço museológico, que traga gente a esta cidade. O polidesportivo já está a ser resolvido. O fórum teremos de continuar a persistir e a mostrar essa necessidade. 

Nós temos os passadiços que nos trazem do Parque Urbano até ao Freixo, pretendemos fazer crescer até ao Parque Aventura da Lipor, traz-nos mais qualidade de vida e aproxima-nos mais da nossa identidade porque vai envolver maior parte do troço do rio. Os moinhos de Rio Tinto pretendemos requalificar, para criar uma ligação da nossa história ao rio. Bem como outras questões de limpeza e sobretudo envolver a juventude. 

4. É um processo dinâmico. Acredito que todos os cidadãos que se propõe a concorrer a uma Junta são pessoas válidas, com muitas qualidades e acima de tudo querem o melhor para a sua terra. É uma coisa à posteriori porque queremos coligar com uma pessoa motivada pelos mesmos princípios que nós. Acredito que as pessoas que concorrem às freguesias têm uma boa e forte ligação à terra. 

5. Para conseguirmos chegar a esta versão do Rio Tinto 2.0 é importante estarmos conscientes que além do trabalho da equipa que integra a Junta é necessário um forte compromisso da população no geral. É preciso um envolvimento de todos e com todos, queria ser o rosto de mostrarmos que conseguimos tornar Rio Tinto ainda melhor. 

 

 

Últimas Notícias

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: PAULO DINIS

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: LEONARDO SOARES

16/09/2025