AUTÁRQUICAS 2025 Junta de Freguesia de Baguim do Monte

ENTREVISTA CANDIDATA À JUNTA DE FREGUESIA DE BAGUIM DO MONTE: MARINA ROMANA

BLOCO DE ESQUERDA

São sete os candidatos que concorrem à Junta de Baguim do Monte. Estivemos à conversa com os candidatos, que responderam às seguintes questões: 1: Apresentação do candidato; 2: Quais são as necessidades da União de Freguesias a que se candidata; 3: Que soluções apresenta; 4: Com que partidos faria coligação; 5: Mensagem final.

1 - Tenho 50 anos e trabalho como Assistente de BackOffice numa empresa de telecomunicações. Em 2018, escolhi Baguim do Monte para residir de forma permanente. Não me imagino a residir noutra freguesia pois aqui encontrei uma comunidade com a qual me identifico.

2 – Na minha opinião, alguns dos principais problemas, são a inexistência de medidas robustas de mitigação às alterações climáticas, a inexistência de um trabalho concertado a nível do combate a situações de fragilidade socioeconómica, a enorme desarticulação a nível dos transportes públicos e uma oferta cultural restrita.

3- É necessário solicitar verbas à Câmara Municipal para dotar o edificado da Junta de um sistema de produção descentralizada de energias renováveis e para ser possível substituir progressivamente as viaturas da Junta, abandonando veículos total ou parcialmente movidos a combustíveis fósseis. 

Defendo também a elaboração de projeto orientado para a economia circular. Poderemos pensar num projeto que mantenha os produtos em uso por mais tempo, incentivando a reutilização, reparo e compartilhamento.

É necessário também identificar a necessidade de intervenção por parte do Município ou do IHRU para garantir a eficiência energética dos edifícios de habitação pública em Baguim.

A nível socioeconómico, considero importante a criação de um conselho social composto por membros do executivo da Junta, por elementos do Pelouro da Coesão Social e representantes das diversas instituições sociais e humanitárias da nossa freguesia.

Com a inflação a incidir nas frutícolas e nas hortícolas, é urgente defender junto do executivo camarário a implementação de uma horta urbana biológica que permita aos fregueses ter produtos de qualidade a preços acessíveis e, simultaneamente, promover um mercado quinzenal de produtos biológicos.

Outra medida que considero importante, é o estabelecimento de um programa de mediação entre as empresas de Baguim e os/as fregueses desempregados.

A nível cultural e desportivo é necessário elaborar uma estratégia que permita diversificar a atual oferta e encontrar novos públicos, bem como alertar a Biblioteca Municipal para a necessidade de o seu serviço itinerante ter uma presença mais assídua e proporcionar sessões de leitura dirigidas a faixas etárias específicas. Considero ainda importante tornar mais robusto o evento Noites de Verão com um palco alternativo e com atividades lúdicas ao fim da tarde.

Quanto aos transportes públicos, é da maior importância defender a ligação do serviço de Metro a um serviço de autocarro que circule pela freguesia, tal como exercer pressão junto da empresa UNIR para que exista uma maior frequência dos seus autocarros e, desse modo, seja reduzido o tempo de espera dos passageiros.

4 – Na minha perspetiva, o mais importante é estar do lado das soluções que vão de encontro às necessidades sentidas pela população, ter capacidade de diálogo e de ouvir todas as propostas. 

5-  É importante Pensar Baguim e, por isso, no próximo dia 12 de outubro, confiem no Bloco!

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025