Fânzeres e S. Pedro da Cova Informação Política

Entrevista a Fernanda Vieira (Independente): "A vontade do povo"

[caption id="attachment_179" align="alignleft" width="323"]Fernanda Vieira / Arquivo Vivacidade Fernanda Vieira / Arquivo Vivacidade[/caption]

Atual Presidente da Junta de Freguesia de Fânzeres, Fernanda Vieira foi presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia entre 2005 e 2009. Natural de Fânzeres, é conhecida por “Fernanda Silvestra”, por ser originária dessa família, e fez o ensino primário na Escola de Santa Eulália (Alvarinha), tendo prosseguido os estudos na antiga Escola Industrial e Comercial de Gondomar, onde concluiu o Curso Geral do Comércio. Durante 36 anos, foi profissional do SMAS de Gondomar (Serviços Municipalizados), tendo exercido funções na área da Contabilidade e chefiado a Secretaria Técnica e Administrativa. Para as Autárquicas de 2013, começou por candidatar-se pelo PS, tendo depois desistido dessa candidatura. Agora vai como independente "com a vontade do povo".

Porque se candidata como independente quando inicialmente ia pelo Partido Socialista? Resolvi candidatar-me à União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova por vontade do povo. Eu estava decidida em não avançar mas os telefonemas e as pessoas que vinham à Junta de Freguesia pediam-me para que eu não abandonasse a Junta e me recandidatasse. Tenho o apoio da população e todos me dizem que estão comigo, por exemplo, para andar em campanha porque querem que eu fique na freguesia.

Desde o momento em que se apresentou como independente sentiu pressões por parte do PS para que desistisse? Sim, tive já pressões para que desistisse mas estou firme e disse que ia avançar. Tive que recolher assinaturas e tenho muito respeito pelo meu próprio nome e pelos fanzerenses e sampedrenses.

Neste momento ainda está ligada a algum partido? Não. Desde logo tive que pedir a demissão do único partido que sempre militei, o Partido Socialista. Só a partir daí é que comecei então a pensar candidatar-me. Não vou por partido nenhum, sou livre e independente. O meu partido é Fernanda Vieira, a vontade do povo

Tudo o que tinha preparado para a sua candidatura socialista foi agora modificado? Não, só se modificou no aspeto em que não tenho um partido que suporte a minha candidatura. Terei que ser eu mesma a trabalhar com a população. O meu projeto será o mesmo. Haverá uma continuidade do projeto que abracei há quatro anos e vou estendê-lo a S. Pedro da Cova.

É uma candidatura mais difícil agora? Mais difícil atendendo que são duas freguesias que se vão unir. Há uma área muito maior, populações com identidades diferentes, características diferentes. Mas é um desafio que vou gostar de enfrentar. Apesar de haver mais partidos estou convicta de que vou vencer.

O seu mote é ‘a vontade do povo’? Sim, é esse o meu mote.

E é no povo que vai apostar? Sim, porque foi quem me deu força.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025