Concelho de Gondomar Destaque Sociedade

Empresas e instituições de Gondomar acolheram o “DuoDay”

“A inclusão começa em dueto” foi o mote do “DuoDay”, iniciativa que teve a sua primeira edição na zona Norte de Portugal a 1 de março, Dia Internacional da Discriminação Zero. No total foram 20 as entidades e instituições (de Gondomar e do Porto) que abriram as portas para receber uma pessoa com diversidade funcional – em iniciativa que pretendia sensibilizar para a inclusão de todos/as no mundo do trabalho. Em Gondomar tal responsabilidade coube à PTLapse, A Oficina, Primark (Parque Nascente) e Centro de Recolha Oficial Animal de Gondomar .

Fábio Duarte (com Manuel Marques e Jorge Mendes da PT Lapse), Luís Correia (com Jerónimo Oliveira de A Oficina), Mário Lobo (com Ana Domingues e Filipa Constante da Primark do Parque Nascente) e, ainda, Flávio Almeida (com Luísa Guardão no Centro de Recolha Oficial Animal de Gondomar) foram os “duetos” que, no município, assinalaram o “DuoDay”, iniciativa promovida pela Associação do Porto de Paralisia Cerebral no passado dia 1 de março.

No total foram duas dezenas de empresas privadas, organismos públicos e, até, autarquias locais que durante um dia (de normal funcionamento) acolheram 20 pessoas com menos oportunidades no acesso ao emprego – e que, assim, marcaram presença, de forma positiva, com a missão de sensibilizar e de provar o potencial da diversidade humana, cultural e funcional dentro das equipas de trabalho.

O “DuoDay”, iniciativa conjunta entre o Contrato Local de Desenvolvimento Social Redes 4g, a Associação do Porto de Paralisia Cerebral e vários outros parceiros, pretende agora ser um evento anual que, gradualmente, venha a envolver ainda mais entidades e empresas da Área Metropolitana do Porto.

Filipa Luz, técnica da APPC, justifica o principal objetivo desta dispersão de “duetos” pelas cidades de Gondomar e do Porto: “Temos que assumir as oportunidades e encarar, sem preconceitos, a participação ativa de pessoas com algum tipo de diversidade. E, proporcionando estas parcerias e experiências, acreditamos ser possível prestar um contributo na desmistificação de alguns preconceitos”, referiu. “E para quê? Para algo tão ‘simples’ e evidente como descobrir e valorizar as competências e capacidades das pessoas com diversidade funcional em situação de 1.o emprego ou de desemprego.”

As entidades participantes de Gondomar conseguiram, assim, reforçar sua responsabilidade social promovendo a inclusão no mercado de trabalho. Além de que foi, também uma oportunidade para desenvolver a abertura à diversidade humana e comunicar valores sociais e solidários.

O “DuoDay” surgiu na Irlanda em 2008 e que se tem vindo a espalhar por vários países da Europa. Este conceito foi criado com o objetivo de mudar a visão das empresas sobre as pessoas com desvantagens face ao mercado de trabalho, sejam elas de ordem funcional, social ou cultural, promovendo a sua progressiva inclusão.

A iniciativa contou com o apoio dos serviços da APPC Emprego, Centro de Recursos para o Emprego e Gabinete de Inserção Profissional Inclusivo (GIPi) da APPC – em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025