Editorial Opinião

Editorial

Caros leitores,

Aprender é perceber bem a história, refletir e guardar o conhecimento para aplicar quando for necessário ou fizer sentido. Confesso que vejo tantos políticos experientes que parece que não aprenderam nada com a pandemia e que continuam a ouvir os mesmos de sempre, pessoas desligadas do mundo real que gerem o país em gabinetes e que não percebem nem aprendem nada que possa ajudar as pessoas. Assim, com os velhos do Restelo a aconselhar é difícil os líderes serem líderes. Pois acabam por não ligar com as pessoas!

Aprender com o COVID 19 é essencial, pois só poderemos melhorar se percebermos muito bem o que nos aconteceu. Com as anunciadas quebras no PIB, que eu, pessoalmente, estimo em 20%, é essencial que a reabertura económica aconteça e que os políticos percebam que também têm que fazer a sua parte. A sua parte consiste em fazer com que os apoios cheguem de facto às empresas, em vez de demorarem 3 meses a fazer um formulário.

Consiste em entenderem que planos muito bem definidos, como os dos apoios da União Europeia às empresas, que só nos vão chegar em 2021 e 2022, não servem para nada pois quando chegarem já tudo ardeu.

As pessoas em concreto estão a reagir bem. Estão a consumir e a colocar o seu dinheiro a circular na economia. Estão a fazer turismo. Estão a visitar os amigos e familiares. E estão a conseguir restabelecer a confiança. Com confiança os operadores económicos vão recuperar. Mas percebe-se que é preciso toda a ajuda.

E com cuidado. Sempre com muito cuidado.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025