Concelho de Gondomar Cultura Destaque Fânzeres e S. Pedro da Cova Informação Sociedade

Diapasão são cabeça de cartaz do Festival Gasómetro 2019

[caption id="attachment_17280" align="alignleft" width="300"]João Martins - junho 2019 João Martins, presidente da Associação Estrelas de Silveirinhos / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

Entre os dias 5 e 7 de julho, o Largo da Feira de São Pedro da Cova volta a receber o Festival Gasómetro que este ano celebra o seu 20.º aniversário. Os Diapasão são cabeça de cartaz desta edição.

A Associação Estrelas de Silveirinhos está a preparar a próxima edição do Festival Gasómetro, que irá ter lugar nos dias 5, 6 e 7 de julho. Este ano cumpre-se o 20.º aniversário desta iniciativa e a efeméride levou a organização a preparar um cartaz especial.

À semelhança das edições anteriores, o momento inaugural, no dia 5, será um espetáculo único e exclusivo, protagonizado pelos Stukas e Amigos, que vão aquecer o palco para um concerto de percussão intitulado “100 Baterias”.

“Este ano vai ser, certamente, um ano de referência com o regresso dos Stukas e Amigos, que já atuaram no Gasómetro em 2015. No total, são três bandas que vão fazer uma boa abertura. Além disso, vamos ter um momento único que vão ser dezenas de bateristas a atuar em conjunto. Aproveito para reconhecer o apoio, mais uma vez, do Domingos Cardoso, um dos grandes mentores dos espetáculos de abertura do Gasómetro”, afirma João Martins, presidente da Associação Estrelas de Silveirinhos.

No segundo dia do Gasómetro, sobem ao palco os Diapasão, liderados pelo vocalista Marante. A banda formada em 1980 vai substituir o músico Zé Amaro, que inicialmente estava previsto atuar neste dia.

“Houve um pequeno imprevisto, por doença do artista Zé Amaro, que nos levou a fazer esta substituição, mas vamos ter cá o Marante e os Diapasão. É um grupo que queríamos ter há muito tempo e surgiu esta oportunidade”, afiança o organizador.

Para o último dia está reservado o tradicional Sarau de Dança e uma atuação da associação Teatro e Marionetas de Mandrágora, inserida no Encontro Internacional de Marionetas. O recinto contará ainda com as habituais tasquinhas, insufláveis, capoeira e carrinhos de choque.

Em jeito de balanço dos 20 anos de Gasómetro, João Martins assume “um crescimento e um grande salto qualitativo e quantitativo”. “Recordo que passaram por aqui bandas como os Ez Special, UHF, Mikael Carreira, Quinta do Bill, Lucas & Mateus, entre outros artistas do panorama nacional”, refere.

No que diz respeito ao futuro, João Martins não dá como certa a continuidade do Gasómetro e admite que “é difícil continuar a assegurar o festival” com poucos apoios.

Recorde-se que a entrada no Festival Gasómetro é gratuita.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025