Cultura Informação

“Destino de um parafuso": O livro de homenagem ao jovem gondomarense vítima de acidente rodoviário

[caption id="attachment_2369" align="alignleft" width="300"]Carlos Alberto, pai de André Silva, apresentou o livro / Direitos Reservados Carlos Alberto, pai de André Silva, apresentou o livro / Direitos Reservados[/caption]

André Miguel Silva foi, em junho do ano passado, a vítima mortal de um despiste de uma carrinha na A7, em Famalicão, que levava sete universitários. Em homenagem ao “jovem excecional”, o pai, Carlos Alberto, recuperou uma composição que o jovem fez aos 12 anos e publicou-a. Esta é a história do “Destino de um parafuso”.

Já foi apresentado na Feira do Livro de Gondomar e na Livraria Lello. O “Destino de um parafuso” é o resultado do “fair play e carácter” do André, apresentado ao mundo por Carlos Alberto.

O livro “Destino de um parafuso”, de André Miguel Silva, estudante universitário vítima de um acidente rodoviário em Junho, é apresentado sábado na Livraria Lello, no Porto, e recupera uma composição que o mesmo escreveu aos 12 anos.

“Após o trágico acontecimento do acidente de viação que vitimou o André quando vinha com os colegas da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia de que ele fazia parte, surgiram-me várias ideias que pudessem garantir o registo da memória de um jovem excepcional como ele era”, começa por contar ao Vivacidade, Carlos Alberto. “Num momento de tragédia tão violenta que roubou o futuro a um jovem com grande potencial, muito sociável, alegre, divertido, lutador, de carácter e com muitos amigos, reagi do modo mais enérgico que me foi possível, com a vontade de deixar o nome do André ligado a algo de valor acrescentado”, acrescenta o pai do jovem.

Carlos Alberto explica ainda que “lendo a história aos olhos da atualidade e analisando o que foi o percurso do André até à sua fatídica partida, existem diversos aspetos interessantes”. Um deles é que André teve a “vida de um parafuso” já que, segundo o pai, a “o elemento parafuso, em si mesmo, de modo isolado, não pode servir de grande coisa” mas, ao mesmo tempo, é “um elemento de grande importância na ligação de peças, elementos, estruturas e na construção de coisas novas em diversificados contextos”.

O livro “Destino de um parafuso” permitirá “desse modo manter entre nós esse percurso de luta, carácter e busca do sucesso. Mas sempre feito com elevação e fair-play que lhe garantiu sempre o respeito e admiração dos seus adversários que tinham objetivos diferentes em campo mas continuavam amigos cá fora”, finaliza Carlos Alberto.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025