Baguim do Monte Concelho de Gondomar Informação Sociedade

Delegação de Gondomar da Cruz Vermelha dispõe de novo serviço de psicologia

[caption id="attachment_6438" align="alignleft" width="300"]Eye Movement Desensitization O novo serviço já está disponível na delegação de Gondomar / Foto: DR[/caption]

A Delegação de Gondomar da Cruz Vermelha Portuguesa (DGCVP) dispõe de um novo serviço agregado ao gabinete de psicologia. O Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR) é o novo método da DGCVP.

O novo método da DGCVP trata-se de uma técnica de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas por meio de estimulação bilateral do cérebro, que promove a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais.

Assim, o EMDR procura recriar o que acontece naturalmente durante o sonho ou o sono na fase Rapid Eye Movement (REM) e pode ser encarado como uma terapia de base fisiológica, que ajuda a pessoa a encarar e viver os traumas de uma forma nova e sem os efeitos perturbadores.

O método psicoterapêutico tem eficácia comprovada por vários estudos científicos que avaliam os resultados como “duradouros e a longo prazo”.

Casos em que a terapia poderá ser aplicada: - PTSD/TEPT – Traumas e stress-pós-traumático, como por exemplo, resultante de abusos sexuais ou violação, assaltos, violência, sequelas de guerra e de desastres naturais, etc. - Dor Crónica - Luto e depressão - Fobias e perturbação de pânico - Dependência química e adições - Instalação de recursos positivos - Melhoria nos desempenhos

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025