
Ximenes Belo, bispo emérito de Dili (Timor) e Prémio Nobel da Paz (1996), foi convidado pelo Clube Gondomarense para falar sobre “Educação para a Paz”. A conferência realizou-se no dia 23 de setembro, no auditório da ACIG.
O auditório da Associação Comercial e Industrial de Gondomar (ACIG) foi pequeno para receber D. Ximenes Belo. O bispo de Dili aceitou o convite do Clube Gondomarense e veio a Gondomar falar sobre “Educação para a Paz”, numa conferência muito participada em que foram abordados vários temas, nomeadamente a religião, a guerra, as desigualdades sociais, os refugiados, entre outras questões.
Em resposta ao público presente, D. Ximenes Belo considerou “essencial a compreensão entre diferentes religiões”. “Todos somos homens e mulheres, não nos podemos esquecer isso nem desconhecer a humanidade”, afirmou o convidado.
Ximenes Belo considerou ainda que existem “grandes desigualdades no mundo atual”, entre classes, raças e géneros. “Ainda temos grandes desigualdades no mundo, mas temos consciência dessa realidade. A distribuição de riqueza, por exemplo, promoveria a justiça social e o combate à corrupção. A pobreza é e sempre foi fator de conflito e de guerra. Os recursos não podem estar todos no hemisfério norte”, concluiu o bispo de Dili.
A iniciativa contou com a presença de Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Luís Filipe Araújo, vice-presidente do Município, e José António Macedo, presidente da União de Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim.