Informação Sociedade

Confraria do Caldo de Nabos de Gondomar quer defender iguaria gondomarense

[caption id="attachment_9405" align="alignleft" width="300"]Confraria Caldo de Nabos - março 2017 Cidália Santos, Fernando Duarte e José Augusto Moura são alguns dos fundadores da Confraria / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

Está criada a Confraria do Caldo de Nabos de Gondomar. A irmandade reúne, atualmente, 15 personalidades que irão defender e divulgar a fruição desta iguaria típica de Gondomar.

Promover e divulgar a gastronomia regional com principal incidência no caldo de nabos. Será esta a missão da Confraria do Caldo de Nabos de Gondomar, uma associação sem fins lucrativos que irá atuar no Município de Gondomar.

A ideia, explica Fernando Duarte, presidente da Associação Vai Avante, “vinha sendo adiada de ano para ano”, mas ganhou forma em janeiro, quando um grupo de gondomarenses resolveu unir-se para “criar uma confraria em defesa do caldo de nabos”. “Sabíamos que não existia uma confraria gastronómica deste género e queríamos proteger este prato típico de Gondomar”, afirma o dirigente associativo.

Assim, a Confraria propõe “manter a qualidade do caldo de nabos”, através da definição da qualidade da matéria-prima, meios e técnicas de confecção, bem como “promover a sua implantação e certificação” no concelho de Gondomar.

“Neste momento estamos a fazer uma recolha porta a porta da receita típica do caldo de nabos. Temos falado com pessoas que preservam a tradição e, concluída essa fase, vamos definir a receita. O caldo de nabos faz parte da história do concelho e nós queremos ser o garante desse prato”, aponta Cidália Santos, fundadora da Confraria.

A irmandade gastronómica não exclui a hipótese de realizar um festival gastronómico dedicado ao caldo de nabos, com um concurso e prova cega, numa fase posterior. “O interesse passa por criar um festival gastronómico que desafie os restaurantes do concelho a confecionar o melhor caldo de nabos, de acordo com a receita definida pela confraria”, refere José Augusto Moura.

A cerimónia capitular, que irá definir os órgãos sociais da irmandade, deverá realizar-se nas Festas do Concelho 2017, altura em que a receita oficial do caldo de nabos será divulgada.

Fundadores da Confraria do Caldo de Nabos de Gondomar: António Fidalgo Arménio Martins Cidália Santos Cristina Castro Fernando Duarte Francisco Laranjeira Isabel Santos Joaquim Castro Neves José Augusto Moura Júlio Rodrigues Lídia Araújo Manuel Pinto Mário Gonçalves Nuno Coelho Zara de Sousa

Últimas Notícias

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: PAULO DINIS

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: LEONARDO SOARES

16/09/2025