Opinião Sara Santos Vozes da Assembleia Municipal

CONCELHOS MAIS INCLUSIVOS

Os grandes centros urbanos como é o caso dos concelhos ao redor do concelho do Porto, ainda sofrem de vários problemas de inclusão, como é disso exemplo a discriminação contra pessoas LGBTQ+ que ainda acontece na maior parte dos concelhos.

Desde sempre que existe um êxodo rural por parte de pessoas LGBTQ+ das periferias ou cidades do interior para as grandes cidades como Porto ou Lisboa de modo a fugirem não só em alguns casos da descriminação das suas famílias, mas também dos seus pares nas escolas e nas suas áreas de residência. Apesar de isto ser um trajeto conhecido e replicado ao longo de algumas décadas pela comunidade LGBTQ+, a verda- de é que não tem que ser assim. As pessoas têm o direito a viver nos locais em que nasceram e escolheram para viver e tem que haver alguma segurança para isto poder acontecer.

Se a nível nacional existe uma evolução no que toca aos direitos LGBTQ+ com o acesso a direitos e leis que criminalizam ataques homofóbicos existe muito ainda por fazer a nível local para ajudar as pessoas LGBTQ+ em risco, não só a nível físico, mas também para mitigar o sofrimento mental que muitas destas pessoas, especialmente os mais jovens sofrem no dia a dia.

É necessário que cada concelho consiga entender qual o risco real que esta população sofre no seu dia a dia, que abra centros de abrigo para pessoas em risco de ficarem desalojada por situações de descriminação e que se promovam campanhas a nível escolar de prevenção e combate a situações de homofobia e transfobia.

São necessários concelhos mais inclusivos e educados nestas questões de modo a construirmos um futuro melhor não só para as pessoas LGBTQ+ mas para todas as pessoas que habitam nestes lugares. ■

Últimas Notícias

Entrevista a Pinto da Costa

19/04/2024

Entrevista a Nuno Lobo

19/04/2024

Entrevista a André Villas-Boas

19/04/2024

39ª EDIÇÃO DO FETAV COMEÇA A 6 DE ABRIL

2/04/2024

Universidade Sénior de Gondomar já é maior de idade

27/03/2024

CMOS COMEMORA PRIMEIRO ANO E BATE RECORDE NO TEMPO DE DESPACHO DE MEIOS

26/03/2024

EUROBOL TRAZ A GONDOMAR VÁRIAS EQUIPAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

26/03/2024

Walking Football um desporto que combate o isolamento

26/03/2024