O Centro do dia de Melres e Medas foi inaugurado no dia 22 de Novembro, uma infraestrutura há muito desejada pela população local. É um local que tem capacidade para 20 pessoas no centro e 20 ao domicílio. Contudo este centro de dia tem duas camas para uma emergência.
“Estamos muito felizes por dar esta resposta à população, mas é curto para o que a União de Freguesias precisa. Já abriram as inscrições e já está praticamente lotada. Em Melres e Medas, além da Associação de Reformados das Medas que com o protocolo com a Santa casa da Misericórdia de Gondomar, presta apoio e auxílio no nosso território, temos a Associação de Desenvolvimento de Rio Mau, a Associação de Solidariedade de Lever e a Associação de Solidariedade Social de Crestuma que presta apoio no nosso território. Rapidamente se vai atingir o limite”, refere o presidente da União de Freguesias de Melres e Medas, José Paiva.
O protocolo, ainda, não está totalmente assegurado com a Segurança Social, mas pretendem ter: pequeno-almoço, almoço, lanche e a possibilidade de se levar o jantar para casa. O transporte, para quem não tiver possibilidade, será assegurado pela Associação. A gestão vai ser efetuado pela Associação Douro Mais Solidário.
Num futuro próximo a União de Freguesias pretende dotar-se de um lar de idosos, para responder às necessidades existentes. “Estamos a pensar passar para o domínio privado da Junta um terreno Baldio para depois se poder fazer um equipamento de raiz que será um complexo social. Espero que seja algo a concretizar no nosso mandato, mas não depende de nós”.