Concelho de Gondomar Cultura Informação

CECILIA KRULL toma posse como Embaixadora da Filigrana de Gondomar

Foi ao interpretar os êxitos da série de Casa de Papel, ‘My life is going on’ e ‘Grândola Vila Morena’ que, a cantora espanhola, Cecilia Krull, emocionou e aqueceu a noite em que se tornou embaixadora da Filigrana. Foi no dia 4 de dezembro que, tudo aconteceu no Auditório Municipal de Gondomar, onde, numa cerimónia intimista e restrita aos convidados, oficializou este elo com o Município.

“Sinto-me muito privilegiada que o concelho de Gondomar tenha contado comigo para ser a sua embaixadora da Filigrana. Sinto-me agradecida e muito honrada”, admite Cecilia ao nosso jornal, após ser empossada. Sobre a Filigrana descreve-a como uma “Pura arte, com uma técnica espectacular”.

Segundo a intérprete, a sua ligação com o mundo da ourivesaria vem de família, dado que “50% são músicos e os outros 50% são ourives”, nesse sentido reconhece o valor destas peças e principalmente, de todo o trabalho desenvolvido, “É espectacular, porque são peças únicas, nenhuma é igual à outra”.

Sobre Gondomar, revela que, no dia anterior à cerimónia, percorreu vários pontos importantes ligados a esta área: “Ontem tive a oportunidade de visitar os ateliers dos artesãos, fui ainda à CINDOR, uma escola onde os jovens aprendem esta arte e fiz um pequenino coração de filigrana e admito desde já que foi muito difícil!”.

Cecilia Krull diz que a sua ligação com o nosso país é especial devido a todo o carinho que recebe diariamente, por parte dos portugueses, e acrescenta que a sua ligação fortaleceu ainda mais, quando foi desafiada pela série a interpretar Grândola Vila Morena, porque “É uma canção com uma mensagem importante” e agora com o titulo de Embaixadora da Filigrana.

Ainda sobre Portugal, mostra-se rendida ao país das quinas, desde a comida, à arte e à Música, revela que levará para sempre “Portugal no coração” e agora espera honrar esta responsabilidade que nesta noite lhe foi atribuída, garantindo ainda que levará esta arte ancestral para o mundo, através dos seus concertos.

Quanto ao futuro revela-nos que, para quem ainda não viu o final da série, a segunda parte, tem um final muito especial, onde a própria surge a cantar. No entanto, “a vida continua” e a caminho, já tem alguns projetos no forno, sendo um deles o lançamento de um novo disco. Cecilia, antes de terminar, expressa a vontade de voltar brevemente aos palcos de Portugal para cantar.

[caption id="attachment_23882" align="aligncenter" width="381"] > Na foto, Marco Martins, Cecilia Krull e Sandra Almeida[/caption]

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, sublinha a importância desta noite para o Município, dado que, representa mais um passo, mais uma estratégia de levar esta arte para o mundo.

“Sinto-me muito orgulhoso por tudo o que conquistamos com a Filigrana” acrescenta o autarca, constatando ainda que, “Tudo isto é importante para promover Gondomar e é necessário que as pessoas entendam que o Município produz 90% desta arte”. É nesse sentido que admite que a candidatura da Filigrana a Património Imaterial da Humanidade, está de vento em popa.

O edil revela ainda que, desde que tomou posse, estas estratégias que foram criadas pela sua equipa, fez-se sentir no registo do aumento da procura de turistas: “A procura por Gondomar aumentou quando começamos a vender o Município, com a frente do rio Douro. Obviamente que a Rota da Filigrana também foi um projeto que impulsionou Gondomar, sendo que registamos desde 2016, 20 mil visitantes, e só não tivemos mais, por causa da pandemia”.

“Para nós é com muita honra que hoje, a Filigrana seja um produto representante do nosso país, de Portugal, para o mundo”, colmata Marco Martins.

Sandra Almeida, Vereadora do Turismo, mostra-se realizada, “Porque projetar o nome de Gondomar a nível internacional com Cecilia Krull, é um motivo enorme de orgulho”.

A responsável admite que, há ainda muito a fazer por Gondomar e revela que o conformismo está fora de questão, “Esta nomeação da Cecilia é ao meu ver, uma continuidade de um trabalho que vai fazer crescer muito mais o Turismo em Gondomar e acima de tudo, o reconhecimento da Filigrana”.

“Há cerca de dois anos que já tinha esta ideia de criar embaixadores para determinados projetos em Gondomar entretanto, com a pandemia, não o foi possível de realizar. Apesar da série ter terminado agora, a Cecilia vai continuar um ano em digressão pelo mundo fora e vai levar a Filigrana consigo. O que para nós é um orgulho”, conclui.

Nascida no dia 29 de junho de 1986, em Madrid, Espanha, Cecilia Krull López é a responsável pelo tema “My Life Is Going On”, a música de abertura da série “La Casa de Papel”. A carreira da artista começou mais cedo, aos 7 anos, com produções na Disney. Continuou na companhia até aos 14 anos, fazendo muitas sessões de gravação e também como atriz de dobragem. Aos 12 anos compôs a sua primeira canção. Para além disso, a artista ficou ainda mais conhecida pelo público português depois de, na primeira parte da última temporada da série, ter interpretado a música “Grândola Vila Morena (War Version)”. Recorde-se que, no passado mês de setembro, a produção da série ofereceu a Úrsula Corberó (que interpreta Tóquio) uma peça de filigrana feita em Gondomar.

Últimas Notícias

As marcas do 25 de Abril e a importância dos 50 anos do fim da ditadura e da conquista da liberdade

22/04/2024

Rancho Regional de Fânzeres celebra 45 anos

22/04/2024

Entrevista a Pinto da Costa

19/04/2024

Entrevista a Nuno Lobo

19/04/2024

Entrevista a André Villas-Boas

19/04/2024

39ª EDIÇÃO DO FETAV COMEÇA A 6 DE ABRIL

2/04/2024

Universidade Sénior de Gondomar já é maior de idade

27/03/2024

CMOS COMEMORA PRIMEIRO ANO E BATE RECORDE NO TEMPO DE DESPACHO DE MEIOS

26/03/2024