A CDU valorizou a implementação do Passe Único em Gondomar / Foto: Joana Aleixo[/caption]
A CDU protagonizou, no dia 2 de abril, uma sessão pública sobre o Passe Único, medida implementada na véspera desta iniciativa, na Área Metropolitana do Porto (AMP).
Daniel Vieira, vereador da Câmara Municipal de Gondomar, começou por elogiar o contributo que a CDU deu para a criação de condições para a implementação do Passe Único e valorizou os avanços que o novo passe intermodal permite, alertando, contudo, “para a necessidade de alargar a toda a AMP, garantindo justiça social e a necessária coesão territorial”.
“No Alto Concelho, o Andante ainda não chega a todas as freguesias. Somos, por isso, um concelho com um conjunto de fragilidades nos serviços e transportes públicos. Hoje ao implementarmos o Passe Único não damos por encerrada esta batalha. Pelo contrário, assumimos que é possível ir ainda mais longe”, alertou Daniel Vieira.
Jaime Toga, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, recordou que a CDU “batiam-se por esta medida há duas décadas”. O comunista lembrou ainda o “voto contra dos outros partidos na Assembleia da República, perante proposta da CDU, em vários momentos, o último deles em 2016, já na atual legislatura”.
“Falta garantir também a gratuitidade dos transportes públicos. Há dinheiro disponível para garantir essa gratuitidade. Tal como era suposto aplicar um desconto de 50% aos reformados do Grande Porto. Falta também a implementação do Passe Família. Não há razão para não concretizar todos os descontos. A CDU espera garantir a aplicação total de todos os descontos associados ao Passe Único”, concluiu Jaime Toga.
Esta iniciativa da CDU teve lugar no Largo do Souto, em Gondomar (São Cosme).