Após 23 anos da desativação do Prémio Júlio Resende, este ano volta a estar reativo para promover as artes visuais. A entrega dos prémios será no sábado, pelas 18h00, no Auditório Municipal de Gondomar.
“Reativamos o prémio Júlio Resende, que já não acontecia desde 2001. Era uma ideia que tínhamos há algum tempo, decidimos com o Lugar de Desenho a melhor altura para o fazer e foi agora. São prémios monetários, que dignificam o mestre Júlio Resende e a iniciativa”, explica o vice-presidente Luís Filipe Araújo.
Candidatam-se cerca de 145 pessoas, contudo “o júri decidiu não fazer nenhuma pré-seleção, como o prémio como não era reativado a algum tempo. As candidaturas não são todas de Gondomar, o que mostra a dimensão do artista e do prémio”, refere.
“Estávamos com receio que não houvesse participações porque não fizemos uma campanha publicitária em torno disso. Tivemos um número de trabalhos a concurso muito significativo. Devido a isso a exposição dos trabalhos não poderá ser só na Sala Júlio Resende, provavelmente iremos ter um outro polo com esta exposição”, afirma.
Serão atribuídos dois prémios – prémio criatividade e prémio desenho –, sendo o primeiro no valor de seis mil euros, a atribuir à obra mais criativa, original e inovadora de arte contemporânea, e o segundo, no valor de três mil euros, para a obra mais relevante na disciplina de desenho.
A exposição dos trabalhos a concurso vai estar patente até 31 de dezembro.