Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim Informação Melres e Medas Política Reportagem Rio Tinto

Autárquicas 2013: Na CDU a campanha faz-se ao som da Carvalhesa

[caption id="attachment_627" align="alignleft" width="1100"]Daniel Vieira, Jerónimo de Sousa e Joaquim Barbosa na campanha do candidato da CDU a Gondomar / Foto de Pedro Santos Ferreira Daniel Vieira, Jerónimo de Sousa e Joaquim Barbosa na campanha do candidato da CDU a Gondomar / Foto de Pedro Santos Ferreira[/caption]

Durante o dia 21 de setembro o Vivacidade acompanhou as ações de campanha da CDU, sempre ao som da Carvalhesa. De Rio Tinto ao Souto, com passagem por Melres, Medas e Valbom, Joaquim Barbosa não esqueceu as tradições e ainda veio a tempo do Festival de Dança, no Largo do Souto. Conheça o dia de campanha do candidato da CDU à Câmara Municipal de Gondomar.

Passam 10 minutos das 10h da manhã. O ponto de encontro marcado para o início de mais um dia de luta pelos “camaradas” da CDU foi o Restaurante Madureira’s da Venda Nova. Por esta altura o Renault Twingo de Teresa Lopes, já “canta” a Carvalhesa, música adotada pelo PCP como hino da Festa do Avante e uma das principais marcas do Partido Comunista Português.

“Onde andam os camaradas?”, pergunta Joaquim Barbosa, candidato à Câmara Municipal de Gondomar pela Coligação Democrática Unitária (CDU). Na corrida autárquica tempo é dinheiro e com a chegada dos “camaradas” de Rio Tinto, a pergunta é simples: “qual é o programa para hoje?”. A resposta é imediata, o dia começa em Rio Tinto, com Joaquim Barbosa, António Valpaços, candidato à Assembleia Municipal, e Adérito Machado, candidato à Junta de Freguesia de Rio Tinto, a percorrerem os cafés e lojas da cidade e a distribuir os habituais panfletos com o programa eleitoral.

Café a café os candidatos dão-se a conhecer, até que na rua, uma senhora atira o primeiro elogio: “olha que carinhas larocas”, diz ao ver a fotografia de Joaquim Barbosa com António Valpaços. “Está na hora de mudar, vote na CDU no dia 29”, respondem em coro.

Na pastelaria Trigo Dourado, um homem confronta o candidato da CDU com a questão do saneamento: “Fiz uma obra por 20 mil euros e ficou o saneamento por ligar, isto admite-se?”, questiona. Joaquim Barbosa relembra que a CDU votou contra a privatização das águas e saneamento, naquela que considera ser “uma questão importante para o partido”. Após dois minutos de conversa e “esclarecimento”, como Barbosa gosta de chamar, o homem admite que “este ano o voto vai para a CDU”.

Por volta das 11h, pausa para “um pequeno reabastecimento” na pastelaria Gondodoce, perto da Escola Secundária de Rio Tinto. Na rua, são cada vez mais as pessoas que se dizem “fartas” da política, mas a campanha da CDU esforça-se por mudar essa ideia e sempre que podem os candidatos pedem “confiança na CDU” e um voto contra os “mesmos de sempre”. Rua acima, rua abaixo, o caminho percorrido pelos camaradas leva-os de volta ao ponto de partida. Joaquim Barbosa pergunta a Adérito Machado: “para onde vamos agora?”, ao que Adérito responde: “Largo do Mosteiro, em Rio Tinto. Fazemos o Centro Comercial e os cafés ali na zona”.

Joaquim Barbosa, campanha do candidato da CDU a Gondomar / Foto de Pedro Santos Ferreira Joaquim Barbosa, campanha do candidato da CDU a Gondomar / Foto de Pedro Santos Ferreira Joaquim Barbosa, campanha do candidato da CDU a Gondomar / Foto de Pedro Santos Ferreira Joaquim Barbosa, campanha do candidato da CDU a Gondomar / Foto de Pedro Santos Ferreira

Lá segue a caravana para o Largo, guiados pela Carvalhesa, que anuncia a chegada da CDU. Ao passar pelos cafés que preparam os habituais pratos do dia, Joaquim Barbosa confessa que a fome já aperta e “com este cheirinho é mais complicado”. Em 20 minutos a zona é percorrida e decide-se parar para almoçar, até porque para a tarde está reservada uma visita a Melres, no alto do concelho.

De tarde cumpriram-se as tradições em Melres

Às 14.15h na viagem para Melres, fala-se dos cartazes roubados e das tábuas colocadas na noite anterior, “que até ficaram bem, ali no Centro Ciclista de Gondomar”, diz o camarada Elídio. À chegada Joaquim Barbosa é recebido por José Garcês, candidato da CDU à União de Freguesias de Melres e Medas.

“Agora cuidado com o vinho doce”, avisa Barbosa. Pelo caminho são lembradas as propostas da CDU, um partido que “luta pela cultura, que não dá para depois tirar e que trabalha todos os dias pelas pessoas e para as pessoas”, relembra António Valpaços.

[caption id="attachment_630" align="alignleft" width="300"]Joaquim Barbosa juntou militantes e populares em Melres / Foto de Pedro Santos Ferreira Joaquim Barbosa juntou militantes e populares em Melres / Foto de Pedro Santos Ferreira[/caption]

Mas Melres tem várias tradições, tais como a passagem pela casa do “grande camarada” Sousa Moreira, que tem sempre a porta aberta para os membros do partido. Mais à frente cumpre-se outra tradição, comer nozes – apesar das da Lomba serem as melhores, segundo Joaquim Barbosa – enquanto se bebe uma caneca de vinho doce. “Vir à Lomba e não cumprir esta tradição, não é a mesma coisa”, diz o candidato.

A passagem por Melres fica marcada pelo calor de uma tarde de sábado, à qual se seguiu uma visita da caravana comunista - com a companhia de Maria Olinda, candidata a S. Cosme, Valbom e Jovim - à comunidade de escuteiros de Valbom, que tinha organizado uma feira com produtos de Gondomar.

Noite de festa no Largo do Souto

Apesar de calma nem por isso a luta parou durante a noite. Com passagem pelo Largo do Souto onde se realizava o Festival de Dança, inserido nas Festas do Concelho. Joaquim Barbosa ainda ouviu as queixas de uma senhora preocupada por não conseguir arranjar um lugar de estacionamento para a filha, “porque agora é tudo pago”. “O problema é de quem privatizou o estacionamento e a CDU votou contra”, relembra o candidato.

[caption id="attachment_632" align="alignleft" width="300"]Campanha da CDU no Largo do Souto / Foto de Pedro Santos Ferreira Campanha da CDU no Largo do Souto / Foto de Pedro Santos Ferreira[/caption]

Em jeito de balanço, já no Centro de Trabalho, o candidato, acompanhado por António Valpaços, fez um balanço positivo de mais um dia de campanha e aponta o caminho “para mais uma semana de muito trabalho”, a última antes do dia decisivo. “A CDU é a esquerda que faz falta. Esperamos recuperar o vereador que perdemos há 8 anos, este é o nosso objetivo”, conclui.

Jerónimo de Sousa em Gondomar

O secretário-geral do PCP participou numa arruada da CDU, a 23 de setembro, em Fânzeres. Jerónimo de Sousa acompanhou Joaquim Barbosa, candidato da CDU à Câmara de Gondomar, Daniel Vieira, candidato à União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, e António Valpaços, 1º candidato à Assembleia Municipal pela CDU, desde o Soldado Desconhecido até à Igreja Matriz.

Últimas Notícias

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: PAULO DINIS

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: LEONARDO SOARES

16/09/2025