Pedro Carvalho Vozes da Assembleia Municipal

As obras na estrada D.Miguel o fadário dos moradores!

A saga das empreitadas ruinosas e desastrosas continua em Gondomar! É verdade! Parece um filme de terror. Especialmente para os moradores que são directamente afectados por obras sem qualquer tipo de planeamento, sem qualquer tipo de estudos prévios que antecipe problemas, sem qualquer tipo de fio condutor e orientador daquilo que se pretende refazer, reformular ou reabilitar.

Desta vez o azar bateu à porta de dezenas de moradores da Estrada D. Miguel, em Fânzeres e São Pedro da Cova. Na verdade, qualquer Gondomarense que passe na Estrada D. Miguel, no sentido Baguim do Monte em direcção a São Cosme/Jovim, ao percorrer esta estrada que atravessa o Concelho de Gondomar, facilmente vai perceber o fadário das dezenas de Fanzerenses e de Sampedrenses.

Os erros que se estão a cometer nesta empreitada da Estrada D. Miguel, são exactamente os mesmos erros que se cometeram nas obras da Avenida da Conduta, e nas obras da Rua Dr. Joaquim Manuel da Costa: passeios demasiado largos, faixas de rodagem demasiado curtas para que duas viaturas ligeiras consigam cruzar-se sem qualquer tipo de sobressalto, e eliminação do estacionamento.

Ou seja, o Executivo Municipal do Partido Socialista (PS) não aprendeu rigorosamente com os erros do passado, continua a não ouvir as reclamações mais do que legitimas da população, tal como aconteceu em Valbom, e continua a prosseguir a sua politica de empreitadas verdadeiramente ruinosas do ponto de vista financeiro e operacional: obras que não trazem beneficio nenhum para os moradores, bem pelo contrário. Obras que só prejudicam os moradores e os empresários que necessitam de utilizar estas estradas municipais diariamente.

Até mesmo os Agentes de Protecção Civil são afectados com este tipo de empreitadas sem nenhum planeamento. Basta ver o que aconteceu em Valbom. As viaturas dos Bombeiros não conseguem passar para prestar o socorro à população! E será o que vai acontecer com estas obras da Estrada D. Miguel, se não forem corrigidas e alteradas atempadamente antes da sua conclusão.

Esperemos que desta vez, o Executivo Municipal do PS, tenha bom senso e dê ouvidos às preocupações dos Fanzerenses e dos Sampedrenses que vivem neste local, ou dos que diariamente necessitam de transitar nesta via para se deslocarem para o seu trabalho.

Imaginem se avariar um autocarro ou um camião nesta zona da Estrada D. Miguel. Como é que as viaturas dos Bombeiros vão conseguir prosseguir a sua marcha, sem percalços, sem atrasos, e prestar o socorro a quem necessita? Toda a gente sabe que em situações criticas de saúde em estados graves, todos os segundos podem fazer a diferença entre a vida e a morte, ou fazer a diferença entre deixar lesões para toda a vida, ou não.

Espero que o Executivo Municipal e o Partido Socialista tenham bom senso, e que tenham a capacidade de ouvir os moradores e os empresários da Estrada D. Miguel, e que no final ambas as partes, saiam satisfeitas com estas obras.

O que se exige por parte dos decisores políticos do nosso Concelho é que haja ponderação, moderação e capacidade de dialogar com a população e os empresários!

Últimas Notícias

As marcas do 25 de Abril e a importância dos 50 anos do fim da ditadura e da conquista da liberdade

22/04/2024

Rancho Regional de Fânzeres celebra 45 anos

22/04/2024

Entrevista a Pinto da Costa

19/04/2024

Entrevista a Nuno Lobo

19/04/2024

Entrevista a André Villas-Boas

19/04/2024

39ª EDIÇÃO DO FETAV COMEÇA A 6 DE ABRIL

2/04/2024

Universidade Sénior de Gondomar já é maior de idade

27/03/2024

CMOS COMEMORA PRIMEIRO ANO E BATE RECORDE NO TEMPO DE DESPACHO DE MEIOS

26/03/2024