Desporto Informação

André Cardoso suspenso quatro anos por doping

[caption id="attachment_12829" align="alignleft" width="300"]André Cardoso - novembro 2018 O ciclista André Cardoso poderá ter a carreira em risco / Foto: Direitos Reservados[/caption]

O ciclista André Cardoso foi castigado pela União Ciclista Internacional (UCI) no âmbito de um caso ocorrido antes da Volta a França de 2017. O gondomarense acusou positivo a eritropoietina (EPO), duas semanas antes do início da competição.

Quatro anos de suspensão e uma carreira em risco de terminar. Aos 34 anos, o ciclista André Cardoso, natural de Gondomar, foi suspenso pela UCI, devido a um controlo antidoping positivo, no âmbito de um caso ocorrido antes da Volta a França de 2017, quando o atleta acusou positivo a EPO, duas semanas antes do início da competição.

Em reação a esta medida, André Cardoso publicou nas redes sociais uma carta aberta em que faz notar que "assim se acaba com a vida profissional de um atleta limpo, honesto, humilde, trabalhador, amigo do seu amigo".

Na extensa nota, o ciclista recorda todo o processo até à data da suspensão do UCI e deixa claro que ao longo da carreira nunca faltou a um controlo antidoping.

"Resta-me dizer-vos que ainda tenho forças suficientes para tentar provar a minha inocência recorrendo para o TAS através do apoio "Legal Aid", tendo consciência que poderá ser só uma miragem. Com 16 meses de luta contra a UCI não tenho mais condições para este recurso, só através de apoio jurídico", conclui o atleta nas redes sociais.

André Cardoso, que esteve presente nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Rio de Janeiro 2016, já tinha sido suspenso pela equipa Trek-Segafredo, que na altura era liderada pelo espanhol Alberto Contador.

Em julho deste ano, então suspenso preventivamente, o ciclista voltou a dizer-se inocente, depois de a análise à amostra B ter tido um resultado inconclusivo.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025