Desporto Fânzeres e S. Pedro da Cova

Alunos de Meirim Futebol Clube apostam na modernização e inovação do clube

O Alunos de Meirim Futebol Clube nasceu em 1970. Com a pandemia sofreu algumas alterações e neste momento está em processo de reativação e modernização do clube. A direção é nova e os objetivos também. O VivaCidade esteve à conversa com: António Santos, presidente da coletividade, João Teixeira, tesoureiro e presidente do futebol, Paulo Sérgio, jogador, Bruce Teixeira, jogador, Luís Silva, treinador.

Conte-nos um pouco da história do clube.

António Santos: A fundação foi em 1970. Na altura da sua fundação começamos logo com o atletismo, futebol popular e teatro. Houve um interregno, nas práticas desportivas, em 1980, que durou cerca de cinco anos, depois eu e um colega que éramos o sócio 1 e 2, começamos com o projeto novamente, com atletismo, dança, karaté e as camadas jovens e acabou-se com o futebol popular. Estivemos com a coletividade em funcionamento durante algum tempo e depois veio a pandemia que acabou por mudar o panorama da associação, não só pela pandemia em si, mas também pelo pavilhão, que nos tinha sido cedido pela escola de Fânzeres, mas com a deslocação do posto da GNR para lá, acabamos por deixar de ter acesso. 

Sendo que não têm pavilhão, onde é que são realizados os treinos?
António Santos
: Treinamos no pavilhão de Valbom em que os horários são estipulados pela Câmara Municipal de Gondomar, visto que o espaço é cedido pela autarquia. 

Após o interregno na prática das modalidades desportivas como é que surgiu esta reativação?

João Teixeira: Na altura estávamos no Estrelas de Fânzeres, enquanto equipa B, mas com a introdução do sub-23 já não havia vagas para nós. Estivemos à procura de uma associação ou um clube que nos acolhesse e os Alunos de Meirins disponibilizaram-se logo para isso.  Ao início só usávamos o símbolo dos Meirins e agora já fazemos mesmo parte do clube.

Quais são os vossos objetivos para o futuro?

João Teixeira: Um dos nossos objetivos é angariar cerca de 10 mil seguidores nas redes sociais, para darmos a conhecer quem somos e conseguir ter mais patrocínios. Nós queremos atingir este marco, porque antigamente não havia redes sociais e toda a gente sabia quem eram os Meirins, mas agora já não é assim. Por isso o objetivo é que todos o conheçam e, em princípio, esses 10 mil seguidores nos trarão esse conhecimento. Além disso, gostávamos de ser campeões no Inatel para nos conseguirmos inscrever na Associação de Futebol do Porto, mas antes disso tudo gostávamos de estar inseridos na comunidade.  Para nós voltarmos a ter esse impacto é importante em inúmeras vertentes, como as pessoas voltarem a praticar futebol com um baixo custo e que consigam suportar as despesas para ter um filho a treinar num clube. O que nós achamos que também pode ser um fator diferenciador é o facto de termos uma carrinha que leve os jogadores em vez de necessitarem que os pais estejam sempre dependentes para transportarem o filho. 

Luís Silva (treinador): Queremos fazer melhor que o ano anterior. É um projeto que está a ser construído e a continuar com essa evolução. Estamos a trabalhar a vários níveis para conseguir atingir esse crescimento. Queremos chegar a mais gente. O ano passado ficamos em 8º lugar na série geral. Ficamos aquém das nossas expetativas. Este ano vamos tentar não repetir os mesmos erros. A base da equipa que terminou foi uma base pequena de 15 jogadores. Tendo essa base e virem mais 5/6 jogadores de valor, certamente estaremos a lutar pelos primeiros lugares. 

Quais são as inovações que querem introduzir este ano para que o clube continue em crescimento?

Este ano queremos fazer uma coisa diferente que aqui ninguém faz, pelo menos na zona do Porto, que é transmitir os jogos em direto e fazer entrevistas no final dos jogos aos treinadores. Já experimentamos fazer isso no futebol de 7, e tivemos mais pessoas a ver a nossa página.  O único entrave que vemos é que os nossos jogadores precisam de pagar para jogar, não é possível fazermos doutra maneira e isso faz com que não consigamos manter o leque de jogadores de um ano para o outro. 

Que modalidades existem no clube?

Neste momento temos ativos o futebol e o teatro, apesar de não ser na totalidade. Temos em mente aumentar pelo menos um escalão para as crianças com cerca de 8/9 anos. Gostávamos de voltar ao atletismo, mas estamos com dificuldade em encontrar treinador. 

Que atividades estão programadas para o início da época?

No domingo, 25 de agosto, é o nosso evento de início de época, uma caminhada à Santa Rita, podem inscrever-se através das nossas redes sociais. A 13 de Setembro, teremos uma noite de fados na Associação, que para se inscreverem terão de ligar para o número: 916576480. A 21 de Setembro teremos um torneio com quatro equipas de Gondomar, em homenagem ao nosso presidente. 

 

 

Instagram: alunos.de.meirim.fc 
                    alunos.meirim.fc1

 

Facebook: Alunos de Meirim – Geral

                  Alunos de Meirim Futebol Clube 

 

Últimas Notícias

Marco Martins indicado para presidir Empresa Metropolitada de Transportes

27/09/2024

QUASE 300 ANOS DE HISTÓRIA FAZEM A ROMARIA DA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

25/09/2024

Ponto da situação dos incêndios em Gondomar

18/09/2024

Cancelamento da XIII Medieval de Rio Tinto

18/09/2024

Incêndios em Gondomar preocupam população

17/09/2024

Incêndios no Alto do Concelho continuam sem dar tréguas

17/09/2024

Sons do Minho marcam presença na Semana Cultural de Melres e Medas

16/09/2024

Susana e Filipe apelam famílias a acolherem crianças em risco

27/08/2024