Concelho de Gondomar Destaque

Alexandre Quintanilha foi o convidado das Conferências de Gondomar 

As conferências de Gondomar decorreram a 22 de Maio, no Auditório Municipal de Gondomar, e o convidado de honra foi Alexandre Quintanilha com o tema “A Natureza Humana”. 
Ao longo desta palestra o convidado explicou de que forma é que a nossa educação e a forma como estamos inseridos na sociedade define a nossa natureza, mais que o nosso ADN. Utilizando até exemplos de como a educação, estimulação cultural - como as humanidades, as ciências, as viagens e o Facebook – e a alteração dos estados cognitivos – apaixonar-se, o álcool, o café – podem influenciar de tal modo a forma como o ser humano vive e reage às coisas do que propriamente a sua definição genética e do que dela advém. 
Uma das notícias, utilizadas como exemplo pelo conferencista, que impressionou a plateia foi a que mencionava que uma criança podia ser filha/o de três pessoas apenas com a alteração de uma mitocôndria (organelas celulares presentes praticamente em todas as células eucarióticas e responsáveis pelo processo de respiração celular). E esta alteração pode significar o facto uma criança ter ou não ter uma doença vinda da progenitora. 
Além disto, explicou também como é que o conhecimento poderia evoluir em todos os domínios justificando que a “Natureza Humana é mais contruída e inventada do que propriamente descoberta”, tendo por base a forma como nós utilizamos os domínios da curiosidade, imaginação e validação da realidade. 
Alexandre Quintanilha é um investigador na área da Física, professor catedrático jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e é um político português

Últimas Notícias

As marcas do 25 de Abril e a importância dos 50 anos do fim da ditadura e da conquista da liberdade

22/04/2024

Rancho Regional de Fânzeres celebra 45 anos

22/04/2024

Entrevista a Pinto da Costa

19/04/2024

Entrevista a Nuno Lobo

19/04/2024

Entrevista a André Villas-Boas

19/04/2024

39ª EDIÇÃO DO FETAV COMEÇA A 6 DE ABRIL

2/04/2024

Universidade Sénior de Gondomar já é maior de idade

27/03/2024

CMOS COMEMORA PRIMEIRO ANO E BATE RECORDE NO TEMPO DE DESPACHO DE MEIOS

26/03/2024