As conferências de Gondomar decorreram a 22 de Maio, no Auditório Municipal de Gondomar, e o convidado de honra foi Alexandre Quintanilha com o tema “A Natureza Humana”.
Ao longo desta palestra o convidado explicou de que forma é que a nossa educação e a forma como estamos inseridos na sociedade define a nossa natureza, mais que o nosso ADN. Utilizando até exemplos de como a educação, estimulação cultural - como as humanidades, as ciências, as viagens e o Facebook – e a alteração dos estados cognitivos – apaixonar-se, o álcool, o café – podem influenciar de tal modo a forma como o ser humano vive e reage às coisas do que propriamente a sua definição genética e do que dela advém.
Uma das notícias, utilizadas como exemplo pelo conferencista, que impressionou a plateia foi a que mencionava que uma criança podia ser filha/o de três pessoas apenas com a alteração de uma mitocôndria (organelas celulares presentes praticamente em todas as células eucarióticas e responsáveis pelo processo de respiração celular). E esta alteração pode significar o facto uma criança ter ou não ter uma doença vinda da progenitora.
Além disto, explicou também como é que o conhecimento poderia evoluir em todos os domínios justificando que a “Natureza Humana é mais contruída e inventada do que propriamente descoberta”, tendo por base a forma como nós utilizamos os domínios da curiosidade, imaginação e validação da realidade.
Alexandre Quintanilha é um investigador na área da Física, professor catedrático jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e é um político português