No passado dia 22 de abril, a Escola Profissional Actual Gest, em Gondomar, convidou a autora Lúcia Vaz Pedro para a apresentação do seu livro “Sem dúvidas a Português”. A autora esteve à conversa com os alunos e explicou-lhes a importância da gramática na escrita. O Jornal VivaCidade falou com a escritora sobre este dia.
Fale-nos um pouco sobre si e sobre o seu percurso.
O meu nome é Lúcia Vaz Pedro, sou natural de Vila Nova de Gaia e tenho 57 anos. Sou professora de Português e Francês desde os 23. Tirei o meu curso na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tenho mais de quarenta livros publicados.
No passado dia 22 de abril marcou presença no evento “Tertúlia de Leitura” da escola profissional Actual Gest, onde falou sobre a sua história na escrita, como correu?
Foi interessante, na medida em que expliquei a importância de saber usar a língua portuguesa com correção e os alunos mostraram-se interessados.
Falou sobre a importância da sinalética e da boa utilização da comunicação, é para si importante passar esta informação aos mais jovens? Porquê?
Sim, porque a comunicação é fundamental para vivermos em sociedade e há muita informação que vai além das palavras, através da linguagem não-verbal, que também deve ser tida em conta.
Na sua apresentação falou sobre o seu livro “Sem dúvidas a português”, qual a importância da língua portuguesa na comunidade?
Saber usar a língua portuguesa com correção é uma mais-valia quer em termos pessoais, quer profissionais, porque aquilo que dizemos e como o fazemos traduz a nossa forma de estar na vida.
O novo acordo ortográfico trouxe alguns desafios, novas formas de escrever e comunicar, qual é a sua opinião sobre a mudança da forma como escrevemos? Foi difícil adaptar?
Inicialmente, sim. No entanto fui uma das primeiras pessoas em Portugal a estudar o acordo e a dar formação sobre o mesmo em todo o país. Para mim, já é um assunto dominado.
Enquanto professora, como é que é que vê a má utilização da língua materna?
É lamentável que se use tão mal uma língua tão rica e poderosa. Isso só prova que muitos portugueses não sabem preservar os seus tesouros. A língua portuguesa é um tesouro nacional cuja boa utilização deveria ser preservada e garantida
Qual é o propósito deste livro?
Este livro é um manual de ajuda para o domínio da língua portuguesa, esclarecendo dúvidas que grande parte dos portugueses têm no uso da língua portuguesa.
A importância da comunicação não verbal também foi muito abordada por si ao longo da sua intervenção, vê de facto a comunicação não verbal e verbal dois elos inseparáveis?
Sim. Quando comunicamos existe uma grande parte da comunicação que passa quer pela entoação, quer pela postura e até pela roupa que usamos. Por isso, deveremos ter cuidado com todos os fatores para não contribuírem para uma má comunicação.
Qual foi o livro que mais a marcou enquanto autora?
O romance “Prova-me”. Trata-se de um romance erótico, cuja escrita foi um desafio pela escolha de palavras que me obrigou a fazer.
Há alguma leitura que na sua ótica seja obrigatória?
Todos os clássicos, nomeadamente, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, entre outros.
Que mensagem quer deixar aos jovens?
Que não desistam dos seus sonhos. Que acreditem. Que sejam empáticos. O mundo precisa de gente boa.