Formar árbitros, acolher ex-árbitros e ex-profissionais ligados à arbitragem são os objetivos da mais recente associação gondomarense. A Academia de Arbitragem Albino Nogueira tomou posse a 10 de março na Junta de Baguim do Monte.
A Academia de Arbitragem Albino Nogueira (AAAN) – Associação de Árbitros de Futsal, sediada em Baguim do Monte, no Polidesportivo do Crasto, surgiu por brincadeira, numa conversa entre árbitros de futsal que pretendiam criar um espaço de convívio entre colegas da arbitragem. O projeto cresceu rapidamente e, em fevereiro, era assinada a escritura da associação, em Matosinhos.
A ideia foi acolhida pelas principais entidades ligadas ao futebol – Federação Portuguesa de Futebol, Associação Futebol do Porto e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol – e mereceu o apoio da Câmara Municipal de Gondomar e da Junta de Freguesia de Baguim do Monte.
Objetivo? “Promover a captação e formação de potenciais novos árbitros”, esclarece Abílio Bessa, presidente da direção.
“Queremos formar árbitros, esse é o nosso objetivo. Este projeto está aberto a árbitros, ex-árbitros, observadores, cronometristas e candidatos a árbitros. Podem aparecer cá e treinar connosco antes de tomarem a decisão de ser árbitros”, explica o árbitro ao Vivacidade.
A Academia já está a funcionar no Polidesportivo do Crasto, contudo, o dirigente aponta baterias para julho, mês em que a associação começa a preparar a próxima época.
“Vamos focar-nos no futsal mas não fechamos as portas a árbitros do futebol de 11. Muitos jovens não sabem que podem começar na arbitragem a partir dos 14 anos, mas é possível. Contudo, não vamos atirar ninguém às feras e comprometemo-nos a acompanhar os nossos formandos durante um ano”, acrescenta Abílio Bessa.
Em Baguim, a Academia terá três espaços disponíveis: Polidesportivo do Crasto, o auditório da Junta de Freguesia de Baguim do Monte e o Pavilhão Municipal da freguesia. O presidente da AAAN acredita que o local é ideal para a atividade da associação. “Estamos situados num local central e podemos organizar aqui as nossas atividades. Fomos bem acolhidos por Gondomar e temos tudo para singrar”, refere o árbitro.
Albino Nogueira foi o nome escolhido pela direção num gesto de homenagem ao dirigente da AF Porto, homem que “sempre vestiu a camisola da arbitragem”, conclui Abílio Bessa.