Câmara Municipal de Gondomar AUTÁRQUICAS 2025

ENTREVISTA: Abel Gonçalves é candidato à Câmara de Gondomar

Abel Gonçalves está na corrida à Câmara Municipal de Gondomar, pela Alternativa Democrática Nacional – ADN. Estivemos à conversa com o candidato.

Quem é o Abel Gonçalves?

Sou uma pessoa, com 59 anos de idade, mestrado em Direito, sou Advogado, há cerca de 20 anos, nascido e criado em Rio Tinto, Gondomar, sou solteiro, tenho uma filha, vivo na Maia, mas tenho o meu domicílio profissional na cidade do Porto. Considero-me uma pessoa com princípios e valores e a minha melhor caraterística em termos de personalidade, é a determinação e perseverança.

O que o levou para a política? 

No caso em concreto a minha candidatura á Presidência da Câmara de Gondomar, deveu-se á insatisfação generalizada por parte de muitos munícipes de Gondomar, que me foram dando conhecimento, no exercício da minha profissão, tenho ouvido quase diariamente comentários de desagrado constante, em vários aspetos da vida das pessoas. Nesse sentido, após o surgimento do convite do Partido, ADN, perdoem-me o atrevimento, mas penso muito sinceramente que com a minha ajuda nas várias vertentes da vida social das pessoas, poderei ser uma mais-valia e ajudar determinantemente a vida das mesmas.

Porque se candidata à Câmara Municipal de Gondomar? 

Uma boa questão, o porque dessa camara? Em primeiro lugar, pelo facto de pertencer á mesma, e ter raízes, nomeadamente, o facto de ter lá vivido cerca de 25 anos, da minha existência. Em segundo lugar, porque penso que é, mesmo não tendo um estudo aprofundado, umas das cidades mais carenciadas, do Pais, em termos sociais, culturais e desportivos.

Na sua ótica quais são as necessidades do concelho?

No meu entendimento, Gondomar necessita de uma estrutura sustentada a nível de desenvolvimento económico, no diz que respeito á vida das pessoas, ou seja, o município tem vários bairros sociais, com pessoas excluídas no mundo laboral social e tecnológico. Com essa exclusão, faz com que essas pessoas, vivam de apoios sociais, não tenham vontade de aprender uma atividade profissional, ou mesmo, exercendo uma, que não as faz feliz, sendo certo que o ser humano nasceu para ser feliz, nunca nos podemos esquecer disso, originando dessa forma muitas vezes, que essas pessoas, enveredem pelo mundo do crime. Porquanto, a maior necessidade do município é a vida social das pessoas, ou seja, o bem-estar das mesmas, em todos os sentidos.

Para tentar incluir essas pessoas, no mundo social e laboral, pretendo um apoio individual e concreto a cada munícipe, no sentido de percebermos a forma como integrar essa pessoa. Um apoio incondicional a idosos e a crianças, pois, temos conhecimento dos parcos recursos que o concelho tem atualmente nestas aéreas. Pretendo para evitar as desigualdades sociais, criar creches para crianças e lares para idosos, gratuitamente ou quase gratuitamente, iremos aferir caso a caso. Depois, temos de combater a inercia dos serviços administrativos do município, ou seja, literalmente não funcionam.

O município encontra-se com as suas artérias cheias de buracos, ou seja, uma viatura, cai num desses buracos, o munícipe tenta resolver esse problema, mas não consegue, pois, o município, protela, protela, sem resolver esses problemas, tendo de recorrer às vias judiciais. Por causa da burocracia e corrupção que o município, apresenta, surgem centenas de processos judiciais, pendentes que não têm fim.

Construções iniciadas e edificadas sem as condições previamente exigidas para o efeito, originando graves prejuízos para o município, acabando por a culpa morrer sempre solteira. Existem várias situações muito precárias a nível de construção, dou como exemplo uma artéria em Rio Tinto que foi iniciada, gastos milhões de euros e está parada há cerca de três anos por causa de uns eucaliptos. Esse atraso no termino da obra, além de estar a originar custos elevados para o município por causa das indemnizações que estão a pagar ao empreiteiro, também estão a originar, a deterioração do que foi edificado bem como, a colocação de lixo nessa zona, sendo extremamente dramático para as pessoas que lá vivem observarem a inercia de quem gere o município.

Não obstante as áreas da saúde, da educação e da habitação, serem da responsabilidade do governo central, todavia, os municípios poderão ajudar e muito nessas áreas, nomeadamente o de Gondomar, canalizando apoios financeiros, para a ajuda dos seus munícipes.

Para finalizar, no aspeto desportivo, há muito a fazer no município, nomeadamente, não só criar condições desportivas em todos os setores etários, nas modalidades amadoras, é fundamental e crucial para o crescimento se Gondomar, ter uma equipa de futebol nos campeonatos profissionais. É degradante ver o município com tantas equipas de futebol, e não ter uma que seja, numa terceira liga!

 O que seria um bom resultado? 

Quanto aos resultados, como se compreenderá, atento á minha inexperiência na política, pois sou um principiante nestas andanças, não criei nenhuma expectativa, desde logo, porque será muito difícil combater o sistema instalado. 

Todavia, saliento, que para tornear e superar a inexperiência na política, tenho uma enorme vantagem, sou oriundo de uma família muito humilde, fui trabalhador estudante no meu percurso de vida e construi uma vida honesta integra, composta por valores que obviamente transmitirei para a política. 

Faria coligação? Com que partido(s)? 

Quanto a uma eventual coligação, obviamente que não a poremos de parte, desde que comungue dos nossos padrões democráticos e da nossa ideologia, social cultural e desportiva

Que mensagem gostaria de deixar aos gondomarenses?

A mensagem aos Gondomarenses é clara se pretendem uma vida melhor, nas várias vertentes da sociedade, apoios na inclusão social, na saúde, na educação, no transporte, através do passe social, oportunidades no mercado de trabalho, desde logo, através de iniciativas de valorização profissional, com cursos de formação, preparando as pessoas para o mundo atual laboral, com os respetivos estágios, uma abertura aos problemas reais e efetivos das pessoas, que atualmente ninguém os ouvem, criando-se para o efeito um departamento, votem.

 

Últimas Notícias

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: PAULO DINIS

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: LEONARDO SOARES

16/09/2025